Doença reumatológica é caracterizada pela secura nos olhos e na boca, podendo também ser associada a sintomas de inflamação
O que é a Síndrome de Sjögren?
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune caracterizada, sobretudo, pela presença da secura nos olhos e na boca, associada à presença de anticorpos ou evidências de inflamação glandular.
Durante a Síndrome de Sjögren, algumas células brancas, denominadas linfócitos, irrompem muitos órgãos e glândulas, principalmente as lacrimais e as salivares, originando um processo inflamatório capaz de prejudicá-los e afetar o correto andamento de suas funções.
Embora possa acometer pessoas de todas as idades, a síndrome é mais comum em mulheres jovens. A patologia pode trazer sensações desagradáveis, como a de areia nos olhos e boca seca, além do aumento de risco de infecções, como cáries e conjuntivites.
Quero agendar minha primeira consulta!
Causas da Síndrome de Sjögren
Infelizmente, as causas da Síndrome de Sjögren ainda são desconhecidas pela medicina. Trata-se de uma doença autoimune – ou seja, o próprio sistema imunológico produz os anticorpos, agredindo as células e tecidos do organismo.
Existem hipóteses da causa estar diretamente relacionada a um fator hereditário e genético, a hormônios sexuais ou mesmo a fatores ambientais. Também são pesquisadas teses de que a síndrome apresenta relação com infecções por vírus ou bactérias, que supostamente influenciariam no desenvolvimento da enfermidade em pacientes geneticamente predispostos.
Sintomas
Os principais sintomas da Síndrome de Sjögren estão relacionados à inflamação e destruição das glândulas de determinados pontos do corpo. Os sinais, em geral, são a sensação de boca seca, de areia nos olhos e a presença recorrente de infecções locais, como cáries, conjuntivite ou gengivite. Outros possíveis sintomas são:
- Dificuldade em engolir alimentos secos ou falar durante muito tempo;
- Frequentemente acontece inchaço das glândulas parótidas, levando a um quadro muito semelhante a caxumba;
- Mudanças na pele, como manchas roxas, urticárias e feridas;
- Vermelhidão nos olhos e sensação de “areia” na região ocular;
- Vista cansada;
- Cansaço e fraqueza, em alguns casos;
- Sensibilidade dos olhos à luz;
- Tosse seca, também registrada mais raramente;
- Pele seca e ressecamento da mucosa em regiões íntimas.
Em quadros mais críticos, a Síndrome de Sjögren pode trazer sintomas neurológicos, como perda da força em uma região do corpo, dor intensa em queimação ou choques nas extremidades, e dificuldades na movimentação.
Os pacientes com a síndrome têm aumentadas as chances de desenvolvimento de um linfoma, embora mesmo com essa chance aumentada o evento continue sendo incomum.
Existem outras causas de secura na boca e nos olhos?
Quando um paciente apresenta olho seco ou boca seca, ele deve buscar orientação médica para investigar a causa destes sintomas. Na maioria das vezes eles são provocados por infecções, problemas oftalmológicos ou pelo consumo de determinados remédios – como os utilizados no tratamento da pressão alta, da depressão, de resfriados e algumas alergias.
Para a correta avaliação de sinais de inflamação na córnea proveniente desta secura, é necessária a avaliação de um oftalmologista. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente deve ser encaminhado a um reumatologista para a investigação da Síndrome de Sjögren.
Como é feito o diagnóstico?
A Síndrome de Sjögren é diagnosticada por um reumatologista, através da avaliação dos sintomas e de exames físicos. O especialista também pode solicitar alguns exames marcadores da imunidade, conhecidos como anti-Ro/SSA, anti-La/SSB e FAN.
A biópsia de glândula salivar menor (pequenas glândulas na parte de dentro dos lábios) também pode ser solicitada para ajudar na confirmação do diagnóstico quando persistirem dúvidas.
Também é necessário investigar a existência de Hepatite C, uma vez que esta infecção pode trazer sintomas muito parecidos aos da Síndrome de Sjögren.
Tratamentos
A síndrome não possui cura, mas existem tratamentos a serem orientados pelo reumatologista com o objetivo de aliviar os sintomas, diminuindo a secura da boca e dos olhos. A principal terapia é medicamentosa, com a recomendação da ingestão de comprimidos, géis ou colírios lubrificantes, além de pastilhas de liberação prolongada de lubrificante e protetor ocular.
O reumatologista também pode orientar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para atenuar a dor no corpo e nas articulações; de reguladores da imunidade (em comprimido ou injetáveis), para os quadros mais severos da doença.
É indispensável que estes tratamentos sejam feitos de maneira individualizada e sob estrita orientação médica.
Outra terapia importantíssima aqui é a fisioterapêutica, sobretudo nos casos em que o paciente registra queixa de dores no corpo, nas articulações e de artrite. A fisioterapia auxilia na desinflamação das articulações e no fortalecimento da musculatura.
Por fim, uma cirurgia do ponto lacrimal pode ser orientada pelo médico em casos mais avançados de secura nos olhos, sendo realizada com a colocação de plugs ou cauterização, em ambiente hospitalar, garantindo a manutenção da lágrima no olho por um período maior. Assim, a secura ocular pode ser atenuada.
Cuidados durante o tratamento da Síndrome de Sjögren
Existem alguns cuidados que devem ser adotados pelos pacientes diagnosticados com a Síndrome de Sjögren durante o tratamento médico. Dentre eles, podemos citar a ingestão de água em pequenas quantidades repetidas vezes ao dia, de forma a garantir a umidade da boca.
Consumir gomas de mascar sem açúcar, preferencialmente específicas para boca seca, é uma boa opção para garantir a lubrificação bucal. Também costuma ser recomendada uma alimentação rica em ômega 3, com o consumo de peixes, azeite de oliva ou semente de linhaça, alimentos capazes de aliviar a inflamação.
Bebidas ácidas ou ricas em cafeína, como refrigerantes ou energéticos, devem ser evitadas, já que aumentam a sensação de secura. Já a manutenção da umidificação do ambiente, com o auxílio de panos úmidos, aquários ou umidificadores, também é uma alternativa recomendável nestes casos.
Para entender mais sobre a Síndrome de Sjögren, envie agora mesmo uma mensagem para o Dr. Marcelo Pavan e agende a sua consulta.
Veja nosso vídeo no Youtube:
Fontes: