Saiba o que diferencia uma doença da outra, quais sintomas apresentam e como podem ser tratadas
Artrite e artrose são duas condições reumatológicas que afetam as articulações. Embora tenham sintomas semelhantes, trata-se de duas situações bastante diferentes entre si.
Explicaremos sobre isso no texto a seguir para que você possa entender o que são artrite e artrose.
Entre em contato agora mesmo para agendar a sua consulta
O que é a artrose
A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença na qual ocorre um desgaste das cartilagens que protegem as articulações. A cartilagem atua como uma almofada entre as articulações para que os ossos possam deslizar facilmente uns sobre os outros. Dentre os principais sintomas da artrose, destacam-se:
- Esporões ósseos;
- Inchaço nas articulações;
- Dor;
- Deformidades;
- Perda de mobilidade.
A artrose é uma condição que tem como principal causa a idade avançada e costuma afetar com mais frequência as articulações dos joelhos, mãos, quadris e coluna.
Mas, além da idade, existem outros fatores relacionados à artrose, como:
- Obesidade;
- Prática regular de esportes com grande impacto articular, que sobrecarregam repetitivamente a articulação;
- Trabalho que exige sobrecarga das articulações;
- Atividades que exigem movimentos repetitivos, como os de agachar e ajoelhar;
- Traumas, como fraturas, torções ou pancadas.
O que é a artrite
A artrite é a inflamação das articulações e tecidos circundantes. Existem mais de 100 tipos de artrite, sendo a osteoartrite o tipo mais comum. Os principais sintomas causados pela artrite são:
- Vermelhidão e inchaço ao redor das articulações;
- Rigidez articular, principalmente pela manhã;
- Dor aguda nas articulações;
- Dificuldade em se utilizar a articulação, especialmente pela manhã.
O diagnóstico de artrite precisa ser específico para que o tratamento possa ser direcionado, isso porque alguns tipos da doença podem causar inflamação em outras áreas do corpo, fora das articulações, como nos órgãos e músculos.
A artrite pode aparecer em adultos ou em crianças, neste caso, ela recebe o nome de artrite juvenil.
Osteoartrose, artrite reumatoide, gota e artrite psoriásica são algumas doenças caracterizadas pela ocorrência de artrite.
Entre em contato agora mesmo para agendar a sua consulta
Diferença entre a artrite e a artrose
A principal diferença entre artrite e artrose está nas causas das duas condições, assim como em seus mecanismos de ação e consequências na vida do paciente. Porém, ambas as condições podem coexistir, tanto paralelamente quanto uma causar a outra.
Tratamento da artrite e artrose
A artrite e a artrose são condições tratadas de maneira bastante diferente, lembrando que ambas as doenças não têm cura, porém têm possibilidade de ótimo controle e de vida normal. O objetivo do tratamento é tanto reduzir os sintomas, para que o paciente tenha sua funcionalidade e qualidade de vida preservadas, quanto evitar a progressão das doenças. Os seguintes métodos e terapias podem ser usados para tratar artrite e artrose:
- Medicamentos (analgésicos, para redução dos sintomas, além de medicações que retardam a progressão do desgaste articular, como os chamados medicamentos modificadores do curso da doença [DMARDs]);
- Fortalecimento muscular, por exemplo através de fisioterapia;
- Terapia ocupacional;
- Infiltração com corticosteroides;
- Cirurgia para substituir a articulação danificada.
Qual profissional procurar nesses casos
A artrite e a artrose são doenças que podem ser tratadas pelo reumatologista, muitas vezes em associação com o ortopedista. O reumatologista é o profissional que está capacitado tanto para diagnosticar quanto para tratar as duas condições.
Por serem doenças sem cura, a artrite e a artrose precisam de acompanhamento contínuo com esse especialista para manter os sintomas e a evolução das doenças controlados.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista com vasta experiência no tratamento das mais diversas condições, inclusive das que afetam as articulações. Em sua clínica, ele preza pelo atendimento humanizado e individualizado, considerando o tratamento com base nas necessidades de cada paciente.
Agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Entre em contato agora mesmo para agendar a sua consulta
Fontes: