Condição, que causa formigamento e dor nos dedos e na palma da mão, pode ter como causas diversos fatores. Saiba quais são eles.
A síndrome do túnel do carpo é uma condição que causa dormência, formigamento e dor na mão (em especial, nos dedos) e no antebraço. A condição ocorre quando um dos principais nervos da mão – o nervo mediano – é comprimido, o que pode ocorrer por uma série de razões.
O nervo mediano se origina a partir de um grupo de raízes nervosas no pescoço que se juntam para formar vários nervos nos membros superiores, entre eles o nervo mediano. Este passa pelo braço, pelo cotovelo e pelo antebraço, chegando ao túnel do carpo, na altura do punho, onde passa por uma estrutura fibrosa na região palmar, chamada retináculo dos flexores.
Até chegar aos dedos, o nervo mediano se separa em vários nervos menores. São esses nervos que permitem a sensação nos dedos polegar, indicador e médio e na metade do dedo anelar.
Continue lendo o texto a seguir para saber quais são as causas da síndrome do túnel do carpo, como essa condição pode ser diagnosticada e quais os tratamentos recomendados.
Após saber as causas, entre em contato para o tratamento da síndrome do túnel do carpo
Quais são as causas da síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é causada quando esse canal se estreita na altura do punho. Isso pressiona o nervo mediano e os tendões (localizados dentro do túnel do carpo) e faz com que eles inchem, o que leva a uma perda de sensibilidade nos dedos e na mão.
Essa síndrome não tem origem no nervo em si, mas sim em situações que levaram o nervo mediano a ser comprimido. Dentre as principais causas da síndrome do túnel do carpo, destacam-se
- Sobrecarga articular mecânica;
- Alterações anatômicas (em algumas pessoas, o túnel do carpo é mais estreito do que na maioria);
- Lesões traumáticas no punho, como fraturas e luxação;
- Qualquer tipo de artrite na articulação do punho;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Inchaço das mãos (esta é uma causa da síndrome do túnel do carpo que pode ser frequente durante a gestação, em pacientes com doença renal ou doenças na tireoide);
- Tumor no túnel do carpo.
É possível prevenir a síndrome do túnel do carpo?
Não há como prevenir a síndrome do túnel do carpo, mas uma das medidas mais indicadas para evitar seu aparecimento é dormir com o punho reto, o que evita a compressão do nervo. Além disso, é válido fazer pausas curtas e frequentes durante a realização das atividades de rotina e evitar dobrar o pulso para cima e para baixo.
Após saber as causas, entre em contato para o tratamento da síndrome do túnel do carpo
Como é feito o diagnóstico e o tratamento
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito por meio de um exame físico e da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente. Durante a consulta, o médico pode realizar dois tipos de testes. O primeiro, chamado teste de Phalen, consiste em dobrar o punho totalmente para frente durante 60 segundos. Se a pessoa sentir formigamento, dormência ou fraqueza ao executar o movimento, é um sinal de síndrome do túnel do carpo.
Outro teste é o chamado Tinel, que consiste em percussões leves sobre o nervo mediano. Geralmente, o paciente sente dor intensa no punho, além de choque e formigamento. Além disso, o médico pode solicitar exames de raio-x, ressonância e eletromiografia.
Em relação ao tratamento, na maioria das vezes ele é feito com medidas simples, principalmente quando surgem os primeiros sintomas. Nesse caso, o médico pode recomendar:
- Usar uma tala no pulso durante a noite, enquanto o paciente dorme;
- Fazer exercícios para manter a mobilidade do nervo;
- Evitar atividades que agravam os sintomas.
O uso de anti-inflamatórios e analgésicos orais também pode ser prescrito para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Há situações em que o médico também pode recomendar a aplicação de corticosteroides diretamente no túnel do carpo.
Se a pressão sobre o nervo mediano continuar mesmo com essas medidas, isso pode levar a danos nos nervos e agravamento dos sintomas. Para evitar danos permanentes, a cirurgia para retirar a pressão do nervo mediano pode ser recomendada para alguns pacientes. Esse procedimento consiste, basicamente, em cortar o ligamento que está comprimindo o nervo.
São raros os casos em que é necessária cirurgia para tratar a síndrome do túnel do carpo. Em geral, o tratamento conservador consegue obter um bom resultado, mas é preciso que o tratamento seja individualizado e adequado e, se possível, realizado por um reumatologista.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista com experiência em diagnosticar as possíveis causas da síndrome do túnel do carpo e assim recomendar o melhor tratamento.
Para saber mais sobre as causas da síndrome do túnel do carpo, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: