Saiba quais são as opções de tratamento que podem ajudar a retardar a progressão da doença
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias partes do corpo, mas principalmente as articulações. Essa inflamação é provocada por alterações que ocorrem no sistema de defesa do nosso organismo, o chamado sistema imune, que o faz atacar os tecidos saudáveis do corpo.
A doença atinge aproximadamente de 0,5 a 1% da população mundial, com taxa de incidência de duas a três vezes maior em mulheres acima de 35 anos.
Entre em contato para agendar a sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan
Como é feito o diagnóstico da artrite
O diagnóstico da artrite reumatoide é feito inicialmente por um exame clínico, em consultório, para que o médico avalie se as articulações apresentam inchaço, vermelhidão ou calor, entre outros sinais e sintomas relatados pelo paciente. É avaliada também a mobilidade das articulações.
Outros exames podem ser solicitados. Entre eles:
- Exame de sangue, que pode identificar a presença de inflamação no organismo;
- Exames de imagem, como o de raios-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada que apontam se há ou não desgaste articular.
Tratamento para a artrite reumatoide
Uma vez que a doença não tem cura, o tratamento da artrite reumatoide visa a redução dos processos inflamatórios e a prevenção das deformidades para que o paciente possa ter qualidade de vida sem sofrer com os sintomas. Para atingir esse objetivo, o tratamento da artrite reumatoide pode ser feito com o uso de medicamentos associados à fisioterapia e exercícios.
Uso de medicamentos
O tratamento da artrite reumatoide feito com medicamentos vai variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade, devendo ser mais agressivo quanto mais agressiva for a doença. Os medicamentos indicados para o tratamento da artrite reumatoide são de dois tipos: os que controlam a dor e os que tratam a doença propriamente dita.
Os primeiros, nos quais estão incluídos os anti-inflamatórios e os corticoides, podem controlar a dor, mas não conseguem evitar que a doença progrida e têm risco de efeitos colaterais de longo prazo importantes. Já os outros medicamentos que tratam a doença em si, como os modificadores do curso da doença e, mais recentemente, os imunobiológicos, impedem sua progressão.
Entre em contato para agendar a sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan
Fisioterapia e exercícios
O tratamento da artrite reumatoide inclui a fisioterapia e a prática de atividades físicas, que contribuem para que o paciente possa continuar a exercer suas atividades diárias, mantendo sua funcionalidade. A fisioterapia e a prática de exercícios ajudam a corrigir e prevenir a perda ou a limitação dos movimentos, a atrofia, a fraqueza muscular e a instabilidade das articulações.
O condicionamento físico envolvendo atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, contribui para reduzir a dor e a inflamação das articulações, porém, deve ser realizado conforme a tolerância do paciente à dor e com acompanhamento de um especialista.
Converse com o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física e evite se exercitar quando suas articulações estiverem sensíveis ou inflamadas.
Acompanhamento médico
Quando a doença se manifesta, ela tende a afetar as articulações menores primeiro, como os dedos das mãos e dos pés. À medida que ela progride, os sintomas muitas vezes se espalham para os punhos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros.
Assim como acontece com outras doenças reumáticas crônicas, na artrite reumatoide o seguimento pelo médico reumatologista é imprescindível, devendo ser iniciado o mais precocemente possível, e deve ser contínuo. Os intervalos entre as consultas variam de paciente para paciente e geralmente são necessárias consultas mais frequente no começo, até ser atingida a remissão, e depois é possível o espaçamento maior das avaliações.
O tratamento da artrite reumatoide, quando feito de maneira adequada e seguido conforme recomendação médica, é a melhor maneira de manter a artrite reumatoide controlada e evitar que a doença evolua.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista com vasta experiência no tratamento da artrite reumatoide. Em sua clínica, ele oferece tratamento individualizado e humanizado para seus pacientes, sempre acolhendo suas necessidades.
Agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: