Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são as complicações do lúpus?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 28/10/2024
5 min. de leitura

Tratamento adequado e individualizado pode controlar os sintomas e interromper a progressão da doença

Por ser uma doença inflamatória de origem autoimune, o lúpus pode atingir diferentes partes do corpo, como pele, articulações, vasos sanguíneos, rins, coração, pulmões e sistema nervoso.

Essa alteração do sistema imunológico que ataca erroneamente as células e tecidos saudáveis do próprio corpo provoca vários sintomas e cada pessoa pode apresentar as manifestações de forma diferente.

Nos períodos de maior atividade da doença, as chamadas crises, os sintomas podem se agravar e gerar consequências mais sérias ao paciente se não houver o tratamento adequado. Existem várias complicações do lúpus que afetam significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Conheça as principais a seguir.

Obtenha um tratamento individualizado para evitar complicações do lúpus.

Agende uma consulta

Quais são as complicações do lúpus?

O lúpus é uma condição crônica, ou seja, sem cura. Porém, o tratamento adequado pode controlar os sintomas e interromper a progressão da doença, o que é essencial para prevenir as complicações do lúpus.

Como dito anteriormente, diversos órgãos podem ser atingidos e até ocasionar a morte do paciente se não houver o tratamento correto. As principais complicações do lúpus são:

Complicação nos rins

O acometimento renal é relativamente comum nos portadores de lúpus e pode causar inflamação no órgão, a chamada nefrite lúpica. A condição não provoca dores e atinge os dois rins igualmente, causando alterações mínimas nos exames de urina em quadros mais leves.

Casos mais graves provocam pressão alta, inchaço nos olhos, principalmente pela manhã e nas pernas, devido à retenção de líquidos, urina espumosa e perda da função de filtração, o que pode provocar até mesmo insuficiência renal. Importante notar que a pessoa continua urinando em quantidade normal, até mesmo com a função dos rins gravemente prejudicada.

Sintomas desconfortáveis

As crises de lúpus podem provocar um processo inflamatório em várias partes do corpo, cujos sintomas desconfortáveis podem surgir simultaneamente ou não. Os principais são:

  • Manchas generalizadas na pele, de várias características diferentes;
  • Dores no peito;
  • Falta de ar;
  • Febre baixa;
  • Edemas (inchaços);
  • Dor articular;
  • Tardiamente, artropatia de Jaccoud, caracterizada por deformidades articulares principalmente nas mãos;
  • Úlceras (feridas semelhantes a aftas) na boca;
  • Paniculite, quadro de inflamação no tecido adiposo abaixo da pele.

Complicações neurológicas

Se o lúpus atingir o sistema nervoso, o paciente pode apresentar diversas manifestações neurológicas, que variam entre:

  • Dor de cabeça;
  • Confusão mental;
  • Tonturas;
  • Perda de memória;
  • Dificuldades de concentração;
  • Quadros psicóticos semelhantes à esquizofrenia;
  • Convulsões;
  • Risco aumentado para AVC.

Problemas nos vasos sanguíneos

Uma das principais complicações do lúpus é inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos, a chamada vasculite. A condição pode provocar o espessamento ou estreitamento dos vasos, o que reduz o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos, ou ocasionar inflamação dos órgãos para onde vão esses vasos.

A vasculite decorrente do lúpus pode causar sintomas que variam de acordo com o local afetado, mas de forma geral o paciente pode apresentar anemia, fadiga, perda de peso, manchas avermelhadas na pele, sangramento pelos pulmões, gangrena de dedos dentre outras complicações do lúpus.

Complicações nos pulmões

As complicações do lúpus podem atingir os pulmões de diferentes maneiras. Um exemplo é por meio da inflamação da membrana que reveste os pulmões (pleurisia ou pleurite), que pode causar dor ao respirar e falta de ar, enquanto a inflamação do pulmão provoca outros sintomas, como tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Raramente, pode acontecer a chamada hemorragia alveolar, em que o pulmão apresenta sangramento interno e a pessoa pode tossir sangue, às vezes em grande quantidade.

Complicações cardiológicas

O coração também pode ser afetado pelo lúpus com um processo inflamatório que envolve diferentes estruturas do órgão, sendo a principal a pericardite, semelhante à pleurite. Entre os sintomas mais significativos, estão:

  • Dor no peito;
  • Risco bastante aumentado de infartos;
  • Raramente, miocardite, que é a inflamação direta do músculo do coração e leva a sintomas de insuficiência cardíaca — falta de ar a esforços e inchaço das pernas principalmente.

Para prevenir as complicações do lúpus no coração, o paciente deve adotar um estilo de vida saudável, com prática de exercícios, dieta balanceada e evitar situações de estresse.

Agende uma consulta e evite as complicações do lúpus.

Agende uma consulta

Infecções

As infecções podem surgir devido ao enfraquecimento do sistema imunológico do paciente, ocasionado pela própria doença ou por alguns medicamentos imunossupressores. Infecções respiratórias e do trato urinário são as mais recorrentes.

Câncer

Estudos revelaram que o lúpus aumenta levemente as chances de o paciente desenvolver certos tipos de câncer, como o de colo do útero, tireoide, linfoma e leucemia.

Necrose avascular dos ossos

A morte das células que compõem osso é outra complicação do lúpus e ocorre por diversos fatores.

O uso prolongado de altas doses de corticoides e o processo inflamatório dos vasos que irrigam os ossos são as causas principais da necrose avascular.

Complicações na gravidez

As complicações na gravidez podem ocorrer nos períodos de maior atividade do lúpus, principalmente se a gestação for concebida muito proximamente de momentos de inflamação ativa do lúpus.

Os maiores riscos para a mãe e para o bebê são problemas renais, pré-eclâmpsia, insuficiência cardíaca grave e hipertensão arterial pulmonar.

No entanto, se a doença estiver em remissão há pelo menos seis meses, principalmente sem corticoides ou imunossupressores fortes a mulher tem alta chance manter a gestação e ter um bebê saudável.

Qual a importância de procurar um reumatologista especializado em lúpus?

Como vimos, o lúpus pode provocar diversos sintomas e se manifestar com intensidades diferentes nas pessoas. Além disso, a doença não tem cura e demanda acompanhamento médico regular para controlar os sintomas e evitar complicações do lúpus.

O reumatologista é o profissional indicado para realizar o diagnóstico preciso e afastar outras hipóteses, assim como indicar tratamentos individualizados de acordo com as necessidades de cada paciente e fazer o acompanhamento regular necessário.

Caso queira agendar uma consulta para saber mais informações, entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Dr. Marcelo Pavan

Ministério da Saúde

Falandodelupus.org

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA