Conheça os exames solicitados para investigação dessa doença que afeta as articulações
A artrite por depósito de pirofosfato de cálcio, também conhecida como CPPD e condrocalcinose, é um tipo de artrite na qual cristais de pirofosfato de cálcio se formam no sangue e se depositam nas cartilagens que recobrem as articulações, causando uma inflamação nessas estruturas. A doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, embora também possa se desenvolver em pessoas mais jovens.
Os principais sintomas da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio são dor, rigidez, sensibilidade, vermelhidão, calor e inchaço em algumas articulações, principalmente dos joelhos ou punhos. Mas outras articulações podem ser afetadas, como as dos quadris, ombros, cotovelos, dedos das mãos e dos pés ou tornozelos. Geralmente, a doença afeta uma articulação de cada vez, em crises, podendo ser confundida com gota – por isso é conhecida também como pseudogota. Mas também é possível que ela afete várias articulações do corpo ao mesmo tempo, podendo ser confundida com artrite reumatoide. Por esse motivo, às vezes ela é chamada de pseudo artrite reumatoide.
Saiba no texto a seguir como é feito o diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio e quais os tratamentos para essa condição.
Como saber se tenho CPPD, gota ou artrite reumatoide?
Possíveis causas
Não se sabe por que os cristais de pirofosfato de cálcio se formam, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem contribuir para que isso ocorra, entre os quais:
- Excesso de ferro ou cálcio no organismo;
- Baixos níveis de magnésio;
- Alterações na tireoide;
- Doença nas glândulas paratireoides;
- História prévia de osteoartrite ou gota.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio não pode ser feito por um simples exame de sangue. Geralmente, o médico solicita uma série de exames, de forma a realizar o correto diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio e indicar o melhor tratamento.
Principais exames solicitados
Os principais exames solicitados para o diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio são:
- Exame físico, para avaliar a presença de inflamação nas articulações;
- Artrocentese: exame para diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio que estuda o líquido sinovial da articulação inflamada, o qual é aspirado através de uma agulha, contribuindo também para reduzir a pressão dentro da articulação e diminuir a dor;
- Exames de imagem, como raio-x ou tomografia computadorizada, também podem ser solicitados para ajudar no diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio;
- Exames de sangue podem eventualmente ser indicados para diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio com o objetivo de descartar outras doenças.
Saiba quais exames fazer para chegar a um diagnóstico preciso!
Opções de tratamento
Depois de feito o diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio, o médico avalia as opções terapêuticas disponíveis, considerando alguns fatores, como idade do paciente, condições gerais de saúde, histórico médico e gravidade dos sintomas. São recomendados, na maioria dos casos:
- Uso de medicamentos anti-inflamatórios, com muita cautela, levando-se em conta as várias contraindicações que essa classe de remédios apresenta, para aliviar a dor e a inflamação e prevenir crises recorrentes que podem levar à dor mais intensa e a danos nas articulações;
- Uso de medicamentos moduladores da resposta imunológica, indicados para crises graves ou inflamação crônica;
- Infiltrações com corticosteroide na articulação dolorida para diminuir a inflamação e a dor.
Não há tratamento para dissolver os cristais.
Qual profissional procurar nestes casos?
O reumatologista é o especialista capacitado para realizar o diagnóstico da artrite por depósito de pirofosfato de cálcio, pois esse profissional cuida de doenças que afetam as articulações. Cabe a ele também indicar o tratamento adequado e acompanhar o paciente para que sejam evitadas novas crises ou piora do quadro.
Para descobrir se você tem artrite por depósito de pirofosfato de cálcio:
Fontes: