Doença, que pode surgir com frequência em pacientes com psoríase, pode ser diagnosticada com a ajuda de diversos exames
A artrite psoriásica é uma forma de artrite que afeta algumas pessoas que têm psoríase, uma doença crônica de pele que causa manchas avermelhadas com descamação esbranquecida e ressecada. A maioria das pessoas desenvolve psoríase anos antes de ser diagnosticada com artrite psoriásica, no entanto, nem toda pessoa que desenvolve artrite psoriásica tem psoríase.
A artrite psoriásica pode afetar qualquer articulação do corpo, incluindo as pontas dos dedos e a coluna.
Para saber quais os sintomas e como fazer o diagnóstico da artrite psoriásica, leia o texto a seguir.
Quais são os principais sintomas?
Os sintomas que surgem com mais frequência na artrite psoriásica são:
- Dor nas articulações;
- Dor lombar matutina, com rigidez importante pela manhã;
- Rigidez e inchaço nas articulações afetadas;
- Alterações nas unhas;
- Inchaço nos dedos das mãos ou dos pés;
- Uveíte (inflamação ocular);
- Cansaço.
Esses sintomas podem variar de relativamente leves a graves e podem piorar logo pela manhã, melhorando ao longo do dia ou com a prática de exercícios. Algumas pessoas também podem ter lesões de psoríase.
Como é realizado o diagnóstico da artrite psoriásica?
O diagnóstico da artrite psoriásica inicialmente é feito com a avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente e com um exame físico que irá verificar se as articulações estão inchadas ou sensíveis e se as unhas apresentam alguma alteração. Para o diagnóstico da artrite psoriásica, o especialista também pode pressionar a sola dos pés e a região ao redor dos calcanhares para avaliar a sensibilidade do local.
Como não existe nenhum exame isolado que pode confirmar o diagnóstico da artrite psoriásica, quando o médico, após a avaliação clínica, suspeita da doença, ele pode solicitar outros exames, principalmente para descartar outras doenças, como:
Exames de imagem: raio-x, ressonância magnética e ultrassonografia
O primeiro identifica alterações nas articulações que ocorrem na artrite psoriásica, mas não em outras condições artríticas. Já a ressonância avalia tendões e ligamentos dos pés e da parte inferior das costas. O ultrassom serve para ver se há alterações inflamatórias nas ênteses – que são a região em que os tendões se fundem nos ossos.
Exames laboratoriais
Teste de fator reumatoide e gene HLA-B27 são dois exames importantes que auxiliam no diagnóstico da artrite psoriásica. O fator reumatoide é um anticorpo que está frequentemente presente no sangue de pessoas com artrite reumatoide, mas não geralmente no sangue de pessoas com artrite psoriásica.
Já o HLA-B27 é um gene que está presente numa pequena parcela dos pacientes com artrite psoriásica.
Outros exames de laboratório são inespecíficos, mas muitas vezes utilizados para afastar-se diagnósticos alternativos.
Qual profissional procurar para o diagnóstico exato?
O diagnóstico da artrite psoriásica, assim como o tratamento da doença e seu acompanhamento, deve ser feito por um reumatologista.
Quais são as opções de tratamento?
Depois de realizado o diagnóstico da artrite psoriásica, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento, lembrando que não há cura para a doença. Sendo assim, o tratamento visa controlar os sintomas e prevenir danos articulares, pois sem o tratamento adequado, a artrite psoriásica pode se tornar incapacitante.
O tratamento inclui o uso de medicamentos orais e injetáveis, infiltração de corticosteroides nas articulações afetadas e cirurgia para substituição da articulação danificada por uma prótese.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista experiente e renomado no tratamento de doenças que acometem as articulações, como a artrite psoriásica.
Para saber mais sobre essa e outras doenças, agende sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: