Conheça mais sobre este profissional e como ele pode auxiliar o paciente que convive com a doença
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta, principalmente, as articulações, causando inchaço e deformidades. Continue lendo o texto abaixo para saber como é feito o diagnóstico e o tratamento e quem é o especialista em artrite reumatoide que deve ser procurado aos primeiros sinais da doença.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
O que é artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações e outros tecidos do corpo. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico, responsável por defender nosso corpo de infecções, passa a atacar o próprio corpo. No caso da artrite reumatoide, o sistema imune afeta o tecido que envolve as articulações, chamado sinóvia.
De causas ainda desconhecidas, a condição acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens, e seus primeiros sinais geralmente surgem por volta dos 40 anos. A doença pode causar desde dor e rigidez nas articulações até dificuldade de movimentação e deformidades irreversíveis, quando não tratada adequadamente.
As articulações menores — dos dedos das mãos e dos pés – são as mais frequentemente acometidas. No entanto, os sintomas podem atingir os punhos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros, em qualquer estágio da doença, inclusive no começo, sendo os únicos lugares acometidos.
O papel do especialista em artrite reumatoide
O especialista em artrite reumatoide é o reumatologista, médico que diagnostica, trata e gerencia diversas condições, como:
- Distúrbios inflamatórios que afetam músculos, articulações e ossos;
- Doenças do tecido conjuntivo que afetam estruturas de suporte, como ligamentos e tendões, e podem envolver a pele e outros órgãos;
- Doenças autoimunes difusas, que acontecem quando o sistema imunológico ataca vários tecidos saudáveis do corpo, como é o caso da artrite reumatoide;
- Todas as doenças que acometem o sistema locomotor, ou musculoesquelético. Todas essas podem ser chamadas de “reumatismos”, como osteoporose, tendinites, gota
Quando procurar um médico especialista em artrite reumatoide?
O especialista em artrite reumatoide, ou seja, o reumatologista, deve ser procurado quando o paciente começa a apresentar alguns sintomas, como:
- Dor nas articulações;
- Rigidez articular, em especial pela manhã ou após um longo período de inatividade;
- Inchaço nas articulações;
- Vermelhidão e calor nas articulações;
- Fadiga, que pode tanto ser relacionada aos sintomas da doença quanto aos efeitos colaterais dos medicamentos usados no tratamento;
- Febre baixa.
Pacientes diagnosticados com artrite reumatoide podem apresentar deformidades nas articulações e dificuldade de movimentação. A doença também pode afetar outros órgãos e tecidos do corpo, como os olhos, a pele, os pulmões e o coração.
É importante não atrasar a procura pelo especialista em artrite reumatoide, pois algumas doenças reumáticas, como a artrite, podem causar danos permanentes nas articulações.
Como é feito o diagnóstico da artrite reumatoide?
O diagnóstico deve ser feito por um especialista em artrite reumatoide, que inicialmente avaliará os sintomas apresentados e fará um exame físico. Para que o especialista em artrite reumatoide possa confirmar a presença da doença, ele pode solicitar alguns exames complementares, de sangue ou de imagem:
- Exames de sangue: identificam a presença de inflamação e anticorpos que estão ligados à artrite reumatoide. A velocidade de hemossedimentação (VHS) e os níveis de proteína C reativa (PCR) são marcadores de inflamação. Outros marcadores identificados no exame de sangue são o fator reumatoide (FR) e os anticorpos contra o peptídeo citrulinado cíclico (CCP). Importante notar que todos esses exames podem estar normais, mesmo na presença da doença, que nesses casos leva o nome de artrite reumatoide soronegativa;
- Exames de imagem: raio-x, ultrassom ou ressonância magnética para avaliar as articulações acometidas.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Quais são as opções de tratamento?
A artrite reumatoide é uma doença ainda sem cura, mas com o tratamento adequado, orientado pelo especialista em artrite reumatoide, é possível controlar a doença e impedir sua progressão. O tratamento geralmente inclui:
- Uso de medicamentos: hoje, há no Brasil 15 opções de tratamento com medicações que vão desde medicamentos sintéticos (via oral), mais antigos, que devem ser indicados como primeira linha de tratamento, até os biológicos e sintéticos mais modernos (terapias de segunda linha ou mais avançadas que podem ser prescritas, dependendo do paciente e da sua resposta aos tratamentos anteriores);
- Fisioterapia;
- Prática regular de atividades físicas;
- Terapia ocupacional.
Importância de se consultar com um especialista em artrite reumatoide
O reumatologista é o especialista em artrite reumatoide que está capacitado para diagnosticar e tratar essa condição. Com o tratamento adequado e precoce, é possível prevenir a ocorrência de deformidades e manter qualidade de vida normal de quem tem a doença. Após um período sem sintomas, em muitas situações é possível suspender os medicamentos e manter-se bem sem estes por longo prazo.
No início do tratamento, o ideal é que o paciente, se possível, passe em consulta com o reumatologista a cada cinco ou seis semanas para ajustes rápidos do tratamento, até atingir a remissão. Dessa forma, o tratamento será mais eficaz tanto nos resultados nos sintomas de curto prazo (dor, limitação matinal, inchaços) quanto na prevenção de sequelas de longo prazo (destruição articular, deformidades)
Dr. Marcelo Pavan, especialista em artrite reumatoide
O Dr. Marcelo Pavan é um reumatologista conceituado que atende em consultório próprio na cidade de São Paulo, local no qual oferece toda a infraestrutura para o tratamento e o suporte necessário aos pacientes diagnosticados com artrite reumatoide e outras doenças.
Fontes: