Especialista em gota em São Paulo
Saiba qual especialista procurar quando suspeitar dessa doença
A gota é um tipo de artrite inflamatória que causa dor e inchaço nas articulações, geralmente com crises que duram uma ou duas semanas e depois desaparecem. Com diagnóstico precoce, tratamento e mudanças no estilo de vida, a gota é uma das formas mais controláveis de artrite.
Saiba mais sobre essa condição e quem é o especialista em gota que deve ser procurado em caso de suspeita. Acompanhe a leitura!
O que é gota?
Gota é uma doença que afeta as articulações do corpo, em especial a do dedão do pé, deixando-a inflamada e dolorida. No entanto, outras articulações podem ser afetadas, como as dos joelhos, dos tornozelos, dos pés, das mãos, do pulso e do cotovelo.
Sua causa está relacionada a um acúmulo de ácido úrico no corpo, que leva à formação de cristais em forma de agulha, causando dor, inchaço, vermelhidão e alterações no movimento e no uso da articulação afetada. No entanto, nem todas as pessoas com altos níveis dessa substância desenvolvem gota.
O papel do especialista em gota
O especialista no diagnóstico e no tratamento da gota é o reumatologista. Esse profissional possui capacitação para lidar com doenças que afetam tendões, ossos, articulações e músculos.
Quando procurar um médico especialista em gota?
O especialista em gota deve ser consultado quando houver dor súbita e intensa em uma articulação. Se não tratada, a gota pode levar ao agravamento da dor e a danos nas articulações.
O especialista em gota também deve ser procurado em caso de febre e se a articulação estiver quente e inflamada, o que pode ser um sinal de infecção.
Ao se consultar com um especialista em gota, leve anotados seus sintomas, quando eles começaram e com que frequência ocorrem. Além disso, faça uma lista de suas principais informações médicas, incluindo quaisquer outras condições para as quais você esteja sendo tratado e os nomes de medicamentos, vitaminas ou suplementos que esteja tomando. Lembre-se, também, de dizer ao especialista em gota se existe histórico da doença na família.
Como é feito o diagnóstico de gota?
O especialista em gota geralmente consegue diagnosticar a doença durante o exame físico das articulações afetadas e pela análise dos sintomas apresentados.
Além disso, existem alguns exames geralmente solicitados tanto para descartar outras condições que podem apresentar sintomas semelhantes quanto para confirmar o diagnóstico de gota. São eles:
- Raio-x;
- Ultrassom;
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada;
- Exames de sangue (para medir o nível de ácido úrico no sangue);
- Aspiração articular (remove-se uma amostra de fluido de dentro da articulação para avaliar a presença ou não de inflamação).
Quais são as opções de tratamento?
O tratamento da gota visa controlar os sintomas durante uma crise e evitar que novos surtos ocorram. Para alcançar esses objetivos, o especialista em gota pode prescrever medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides, colchicina e corticosteroides (de uso oral ou injetável na articulação afetada), além de remédios que reduzam os níveis de ácido úrico no sangue.
Cuidados com a alimentação, como a redução do consumo de alimentos com purina, também serão recomendados pelo especialista em gota.
Importância de consultar com um especialista em gota
Não há cura para a gota, e as crises geralmente duram uma ou duas semanas. Em alguns pacientes, elas podem durar mais do que em outros. Os sintomas também variam, podendo, em alguns casos, ser mais graves.
Entre um ataque e outro, o paciente pode não apresentar sintomas da doença, mas eles podem surgir a qualquer momento. Diante desse cenário, é importante se consultar com um especialista em gota para que ele dê as orientações necessárias e recomende o tratamento mais adequado para evitar que surtos se repitam.
Com o tratamento e o acompanhamento adequados, é possível conviver sem os sintomas dolorosos da gota.
Se você quiser saber mais sobre o que faz o especialista em gota e como ele pode ajudar no tratamento da doença, agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan. Em seu consultório, na cidade de São Paulo, ele oferece atendimento individualizado e humanizado.
Fontes:
Cleveland Clinic
Sociedade Brasileira de Reumatologia
Manual MSD



