Conheça o especialista em osteoporose
Saiba quem é esse profissional e quando procurar sua ajuda
A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos se tornem fracos e quebradiços – de tal forma que uma queda ou mesmo estresses leves, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura.
Neste artigo, saiba mais sobre essa doença, qual o tratamento e quem é o especialista em osteoporose a ser consultado em caso de suspeita da doença.
O que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença que se desenvolve quando ocorre uma perda de massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem mais frágeis e com maior risco de fratura.
As fraturas relacionadas à osteoporose ocorrem mais comumente no quadril, no punho ou na coluna. Além disso, é uma doença que não apresenta sintomas e, em geral, só é descoberta quando ocorre a quebra de um osso.
O papel do especialista em osteoporose
Um dos profissionais especialistas em osteoporose é o reumatologista. A reumatologia é uma especialidade médica que estuda e trata as doenças que afetam estruturas como articulações, ossos, tendões, músculos e ligamentos do corpo.
Quando procurar um médico especialista em osteoporose?
É recomendado procurar um especialista em osteoporose quando o paciente notar alguma alteração em seu corpo que possa ser sinal de alerta para a doença.
Durante a consulta com o especialista em osteoporose, algumas perguntas podem ser feitas a esse profissional, com o objetivo de aprender sobre o que é a doença. São elas:
- Qual é o meu risco de desenvolver osteoporose?
- Com que frequência precisarei realizar o exame de densitometria óssea?
- Quais tratamentos serão necessários?
- Quais são os melhores exercícios para o fortalecimento dos ossos?
Como é feito o diagnóstico de osteoporose?
O especialista em osteoporose diagnostica a doença com base nos fatores de risco do indivíduo e no resultado de exames de sangue que medem os níveis de cálcio, vitamina D e alguns hormônios. No entanto, o exame principal em que o especialista em osteoporose se baseia é a densitometria óssea.
Esse procedimento usa raios X para medir a quantidade de cálcio e de outros minerais presentes nos ossos. Verificar se há alterações na densidade óssea é a melhor maneira que o especialista em osteoporose tem para detectar a doença antes que ela cause uma fratura óssea.
Quais são as opções de tratamento?
O especialista em osteoporose pode indicar, dependendo do risco de fraturas – o que é determinado pelo exame de densitometria óssea –, uma combinação de tratamentos que retardam a perda óssea e fortalecem o tecido ósseo existente. O objetivo é prevenir a ocorrência de fraturas ósseas.
Em geral, o tratamento recomendado pelo especialista em osteoporose inclui:
- A prática de atividades físicas: o exercício regular pode fortalecer os ossos e todo o tecido conectado a eles, como músculos, tendões e ligamentos;
- Suplementos de cálcio e vitamina D;
- Medicamentos que estimulam a produção de massa óssea e que retardam a progressão da doença.
Importância de se consultar com um especialista em osteoporose
A osteoporose é uma doença sem cura. Quanto mais cedo diagnosticada pelo especialista em osteoporose, menores são os danos ao paciente, como o risco de quedas que podem levar à perda de funcionalidade.
O tratamento, indicado pelo especialista em osteoporose, visa retardar a progressão dessa condição e a ocorrência de fraturas para que o paciente possa manter sua qualidade de vida.
Cabe a esse profissional orientar o indivíduo sobre a importância do tratamento e dos cuidados necessários para conviver com a doença, além de acompanhar os resultados do tratamento proposto.
A avaliação e o acompanhamento de um profissional especializado são fundamentais para impedir a progressão da osteoporose e as consequências da doença ao bem-estar do paciente.
Para saber mais sobre como é a atuação do especialista em osteoporose, agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes:
Biblioteca Virtual em Saúde
Manual MSD



