Conheça essa doença, suas causas e tratamentos, e descubra se esta pode ser curada
O lúpus eritematoso sistêmico (LES), ou simplesmente lúpus, é uma doença autoimune que acomete pessoas de todas as idades, sexo e etnias, entretanto, sua incidência é maior entre as mulheres (estima-se que, para cada homem com lúpus, haja nove mulheres acometidas), principalmente naquelas com idade entre 20 e 45 anos.
Uma das principais dúvidas que uma pessoa tem quando é diagnosticada com essa condição é se o lúpus tem cura. No texto a seguir, falaremos sobre a doença e esclarecemos essa questão.
Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Marcelo Pavan.
O que é o lúpus?
O lúpus é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, ou seja, esta ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos direcionados ao próprio organismo, atacando órgãos e tecidos saudáveis.
Como consequência, diversas partes do corpo acabam afetadas, principalmente as articulações, a pele e cabelos, os rins, o sistema nervoso, a membrana que recobre o coração e os pulmões, os glóbulos vermelhos e brancos e as plaquetas. Há casos mais raros em que a doença pode afetar pulmões, pâncreas, intestinos, fígado e olhos.
Causas do lúpus
A origem do lúpus ainda é desconhecida, mas acredita-se que a causa do lúpus seja multifatorial, em que a interação entre fatores genéticos, hormonais, infecciosos e ambientais — por exemplo, a exposição solar ou fatores “gatilho”, como quadros infecciosos ou algumas medicações (antibióticos, anticonvulsivantes e anti-hipertensivos) —, possa desencadear a doença.
Afinal, o lúpus tem cura?
Muitos pacientes diagnosticados com a doença sempre questionam o médico se o lúpus tem cura. A resposta para essa pergunta, infelizmente, é não. Como dito anteriormente, o lúpus é uma condição autoimune, sem causas conhecidas, e que, assim como outras doenças com essas características, não é passível de ser curado, mas sim de ser tratado, preservando a qualidade de vida de quem convive com essa condição.
Na presença de sintomas, procure um médico.
Quais são as opções de tratamento para o lúpus?
No momento em que o paciente tem a sua dúvida sobre se o lúpus tem cura ou não, o médico irá informá-lo, inicialmente, que não, mas apresentará as opções de tratamento para que a doença se mantenha controlada.
O tratamento do lúpus é individualizado e dependerá das manifestações apresentadas pelo paciente, o que varia conforme os órgãos afetados.
O tratamento é amplo e inclui desde medidas gerais, como o cuidado com a exposição solar e uso de filtros contra a radiação ultravioleta, até o uso de medicações. Dentre estas, podem ser usados anti-inflamatórios, antimaláricos e imunossupressores. Sua indicação acontecerá de acordo com a intensidade do quadro clínico de cada paciente.
Existe prevenção para o lúpus?
Respondida a primeira questão — se o lúpus tem cura —, vamos esclarecer se essa é uma doença que pode ser prevenida. A resposta para tal questionamento também é negativa. Não há como prevenir o lúpus, mas é possível adotar algumas medidas que contribuem para uma boa saúde e para reduzir o risco de aparecimento dos sintomas. Dentre as medidas, destacam-se:
- Evitar a exposição solar e usar protetor solar todos os dias em todas as áreas expostas ao sol, lembrando-se de reaplicar o produto a cada 3 ou 4 horas;
- Ter uma alimentação saudável, com uma dieta rica em cálcio;
- Não fumar;
- Comparecer às consultas de rotina com o seu médico;
- Prevenir infecções;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter o estresse controlado.
O Dr. Marcelo Pavan é um reumatologista conceituado e experiente no diagnóstico e tratamento de doenças como o lúpus. Se você ainda tem alguma dúvida se o lúpus tem cura, agende uma consulta.
Fontes: