Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Podagra: o que é, riscos e tratamentos

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 01/08/2024
3 min. de leitura

Saiba tudo sobre esse sintoma de gota que afeta uma área bem específica do corpo

Podagra é o sintoma mais comum de gota e ocorre quando ela afeta as articulações do dedão do pé (hálux). A gota é mais comum em homens do que em mulheres, principalmente naqueles com mais de 30 anos.

No texto a seguir, saiba mais sobre a podagra, como tratá-la e como evitar que a inflamação ocorra.

Dr. Marcelo Pavan, reumatologista especialista em gota.

Agende uma consulta

O que é podagra?

Podagra é um sintoma de gota que afeta o dedão do pé, resultando em episódios dolorosos (ataques) agudos de inflamação. Além da inflamação, ocorrem também vermelhidão e inchaço nas juntas.

A gota é uma doença metabólica que surge quando há um alto índice de ácido úrico no corpo, o que leva à formação de cristais ao redor das articulações, causando inflamação, dor lancinante e vermelhidão no local.

Geralmente, quando a crise é desencadeada, a primeira articulação atingida é a do dedão do pé (podagra), porém os sintomas da gota podem surgir nas articulações do pé, do joelho e do tornozelo, e, mais raramente, em qualquer articulação do corpo. A quantidade de ácido úrico no corpo aumenta com a ingestão de certos alimentos, como mariscos, carne vermelha, fígado e, também, pelo consumo de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos.

Quais são os riscos da gota?

Os principais riscos da gota, que leva a sintomas como a podagra, são:

  • Destruição articular, causando deformidades nas articulações;
  • Formação de cálculos renais (urolitíase), pequenas pedras que podem bloquear o trato urinário, resultando em dor intensa — e se não tratadas, podem causar infecção e lesões renais;
  • Osteoartrite;
  • Doença arterial coronariana e síndrome metabólica;
  • Tofos gotosos (nódulos que se formam devido ao acúmulo de ácido úrico principalmente em joelhos, cotovelos e dedos). Se não tratados, podem levar a infecções graves.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da podagra é essencialmente clínico, uma vez que é possível identificar sinais de inflamação, vermelhidão e dor intensa no dedão do pé.

Exames laboratoriais para avaliar os níveis de ácido úrico no sangue e na urina, além de exames de imagem, como raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada, podem ser solicitados pelo médico para confirmar o diagnóstico de gota.

Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan para saber mais.

Agende uma consulta

Quais são as opções de tratamentos?

Não há cura definitiva para a gota. Por isso, dor e inchaço durante um ataque de podagra (gota no dedão do pé) são tratados principalmente com colchicina em conjunto a um ou mais remédios. O objetivo é diminuir a dor e a inflamação. Durante e logo após uma crise de gota, assim como de podagra, não é indicado iniciar remédios para reduzir os níveis de ácido úrico.

Como prevenir a podagra?

A podagra e, consequentemente, a gota, podem ser prevenidas com mudanças de estilo de vida, como perda de peso, dieta saudável e prática regular de atividades físicas. Algumas pessoas, no entanto, não conseguem diminuir seus níveis de ácido úrico mesmo adotando hábitos mais saudáveis, portanto, a única forma de prevenir podagra é o uso a longo prazo de medicamentos para baixar o ácido úrico.

É necessário evitar os fatores desencadeantes ou que propiciam a formação de ácido úrico, como o consumo dos alimentos citados anteriormente e de bebidas alcoólicas, além de aumentar a ingestão de líquidos.

Recomendações e prognóstico da gota

Pessoas que são diagnosticadas com gota devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas quando os níveis de ácido úrico estiverem altos. Quando os níveis estiverem normais, o consumo de bebidas pode ser feito em baixas quantidades.

A gota não é uma doença incapacitante e, com um tratamento adequado para gota, não interfere na qualidade de vida. No entanto, quando a doença fica muitos anos sem cuidado, pode causar sequelas nas articulações, nódulos sob a pele (tofos gotosos) e doença renal.

Agende a sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Manual MSD

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA