Saiba quando é o momento de marcar uma consulta com o médico especialista em doenças do sistema locomotor
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como e quando procurar um reumatologista. Diversos sintomas que sugerem em doenças reumáticas podem ser confundidos com o de outras doenças. Por isso, é normal que surjam dúvidas sobre qual especialista procurar e sobre a diferença entre as especialidades.
Falaremos, hoje, sobre quando procurar um reumatologista.
O que um reumatologista faz?
A reumatologia é a especialidade médica que estuda, investiga e trata doenças que afetam o sistema locomotor e os tecidos conjuntivos. As centenas de enfermidades reumatológicas podem se manifestar de forma autoimune, degenerativa, inflamatória ou como consequência de outros fatores.
Quando procurar um reumatologista, ele pode ser encontrado atuando em diversas frentes. Hospitais, clínicas ou mesmo na área de pesquisa, buscando as melhores soluções para conhecer e tratar as várias doenças reumatológicas.
As enfermidades que o reumatologista investiga, trata e previne são relacionadas às estruturas locomotoras, mas podem acometer outros órgãos e sistemas, em alguns casos. Muitas vezes o reumatologista trabalha de forma multidisciplinar, com outros médicos especialistas e profissionais de saúde.
A diferença entre reumatologista e ortopedista
Pessoas com dores no corpo relacionadas ao sistema locomotor, muitas vezes têm dúvidas sobre quando procurar um reumatologista ou quando procurar um ortopedista. Para que o atendimento e o tratamento sejam eficientes, é preciso entender a diferença entre eles.
Enquanto o médico reumatologista atua no acompanhamento de pacientes com doenças que acometem o sistema locomotor de forma difusa, o ortopedista trata pacientes com lesões no aparelho locomotor mais localizadas, geralmente decorrentes de traumas, entorses, tendinites. Em alguns casos, pode ser necessário o acompanhamento pelos dois profissionais.
Para saber detalhadamente sobre a diferença entre esses profissionais, clique aqui.
Quais doenças o reumatologista trata?
Para entender quando procurar um reumatologista, é preciso saber que existe uma série de doenças reumáticas. Suas causas podem ser autoimunes (quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo), degenerativas, de origem genética ou mesmo engatilhadas por alguma outra enfermidade, como infecções.
Entre as centenas de patologias reumáticas, as principais doenças tratadas pelo reumatologista são:
- Artrite reumatoide e artrite psoriásica;
- Fibromialgia;
- Osteoartrite ou artrose;
- Febre reumática;
- Espondilite anquilosante;
- Bursites, gota e tendinites;
- Osteoporose;
- Lúpus Eritematoso Sistêmico, doença de Behçet, doença de Chron, retocolite ulcerativa.
Além destas, existem diversas outras doenças que podem ser causadas por vários fatores não-reumáticos. Alguns pacientes passam anos tratando erroneamente uma doença reumática como se fosse outra, por não saberem quando procurar um reumatologista.
Quando procurar um reumatologista?
Considerando que muitos sintomas podem ser confusos, a melhor maneira para identificar quando procurar um reumatologista é estar atento às características específicas dos sintomas relacionadas à intensidade, tempo de aparecimento ou outras particularidades.
Entre as principais características de sintomas que podem indicar doenças reumáticas, podemos citar:
- Dor crônica ou que apareça quase todos os dias por mais de três meses;
- Dores articulares com rigidez nos movimentos, principalmente se mais fortes de manhã;
- Dificuldades de movimentação das articulações e da coluna;
- Acontecimento simultâneo ou sequencial de sintomas em vários locais diferentes, por exemplo manchas na pele e dores articulares, ou rigidez da coluna e inflamação nos olhos;
- Nódulos abaixo da pele, manchas avermelhadas, lesões semelhantes a aftas na região genital e aftas recorrentes;
- Olhos secos, boca seca;
- Inflamações de causa desconhecida;
- Dores articulares relacionadas à psoríase.
É importante entender que não é necessário apresentar todos os sinais acima para que se perceba quando procurar um reumatologista. Algumas doenças apresentam mais de um sinal e sintoma ou outros sintomas diferentes. Ao ter, de forma recorrente, um ou mais dos sinais de enfermidades reumáticas, é importante considerar uma consulta com um reumatologista.
Algumas doenças reumáticas podem se tornar graves e representar risco de vida à pessoa. Por isso, é importante considerar quando procurar um reumatologista o quanto antes, para que seja iniciado um tratamento eficiente com um profissional que esteja preparado para identificar, tratar e preveni-las.
Apesar de muitas enfermidades reumáticas não possuírem a possibilidade de cura, um tratamento eficaz pode devolver a qualidade de vida, possibilitando ao paciente levar uma vida normal, sem sofrimento relacionado à sua doença e sem riscos de gravidade.
Se está em sua mente a dúvida “quando procurar um reumatologista?”, entre em contato agora mesmo e agende já a sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: