Saiba quais são os sintomas da artrite reumatoide
Condição que afeta as articulações pode causar perda da funcionalidade se não for tratada adequadamente
A artrite reumatoide é uma condição de longo prazo que causa dor, inchaço e rigidez nas articulações. Geralmente, as articulações mais afetadas são as de mãos, pés e pulsos. Saiba mais sobre essa doença, seus principais sintomas e seu diagnóstico e tratamento lendo o texto a seguir.
O que é artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória autoimune, ou seja, ela ocorre quando o nosso sistema imunológico começa a atacar as células que revestem as articulações, fazendo com que elas fiquem inchadas, rígidas e doloridas.
Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que ela é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens e que os sintomas da artrite reumatoide se iniciam por volta dos 30 a 40 anos.
Quais são os principais sintomas da artrite reumatoide?
Antes de pontuarmos quais os sintomas da artrite reumatoide, é importante destacar que a doença pode surgir de forma mais leve e insidiosa ou de forma bastante agressiva, acometendo várias articulações de uma vez. Nesse caso, é comum que, entre os principais sintomas da artrite reumatoide, dois se destaquem: a febre baixa e o emagrecimento sem causa aparente.
Além disso, outros sintomas da artrite reumatoide incluem:
Dor nas articulações
A dor nas articulações associada à artrite reumatoide é geralmente latejante e dolorosa. Muitas vezes é pior pela manhã e após um período de inatividade.
Rigidez articular
As articulações afetadas pela artrite reumatoide podem ficar rígidas. Assim como a dor, a rigidez costuma piorar pela manhã ou após um período de inatividade.
Inchaço, calor e vermelhidão
Esses três sintomas da artrite reumatoide também são bem significativos da presença da doença. O revestimento das articulações afetadas pela artrite reumatoide fica inflamado, o que pode fazer com que as articulações inchem e fiquem quentes e sensíveis ao toque.
Nódulos nas articulações
Em algumas pessoas, inchaços firmes, chamados nódulos reumatoides, também podem se desenvolver sob a pele ao redor das articulações afetadas.
Outros sintomas que podem surgir
Além dos sintomas citados, outros podem surgir. São eles:
- Cansaço e falta de energia;
- Febre;
- Transpiração;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Olhos secos;
- Dor no peito (esse sintoma da artrite reumatoide pode surgir se o coração ou os pulmões forem afetados).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico dessa doença é feito com base na avaliação dos sintomas da artrite reumatoide. Para que a condição seja confirmada, o paciente precisa apresentar pelo menos quatro dos critérios abaixo por pelo menos seis semanas:
- Rigidez nas articulações no período da manhã, com duração de pelo menos uma hora;
- Artrite em pelo menos três áreas articulares;
- Artrite de articulações das mãos, punhos, articulação do meio dos dedos e entre os dedos e a mão;
- Artrite simétrica, por exemplo, no punho esquerdo e no direito;
- Presença de nódulos reumatoides;
- Presença de fator reumatoide no sangue;
- Alterações radiográficas em mãos e punhos.
Nenhum exame de sangue pode provar ou descartar definitivamente um diagnóstico de artrite reumatoide, mas alguns exames podem mostrar indicações da doença, sendo os principais:
- Taxa de hemossedimentação (VHS);
- Proteína C reativa (PCR);
- Hemograma completo;
- Fator reumatoide e anticorpos anti-CCP;
- Exames de imagem (raio-x e ressonância magnética).
O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença, a prevenção da incapacidade funcional e de lesão articular e o retorno a um estilo de vida normal o mais rapidamente possível.
Como é o tratamento da artrite reumatoide?
Não há cura para a artrite reumatoide. No entanto, o diagnóstico precoce — baseado nos sintomas da artrite reumatoide e em exames — e o tratamento adequado permitem que muitas pessoas com a condição mantenham os sintomas controlados.
O tratamento medicamentoso vai variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade.
As principais opções de tratamento incluem:
- Medicamentos para aliviar os sintomas e retardar a progressão da condição;
- Medicações para reduzir a ação do sistema imunológico;
- Fisioterapia e terapia ocupacional para manter a funcionalidade, ou seja, a capacidade de realizar atividades do dia a dia;
- Cirurgia para corrigir quaisquer problemas articulares que se desenvolvam.
Além disso, é importante manter o condicionamento físico, o que pode envolver atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, que devem ser realizados sempre com a supervisão de um profissional.
Qual profissional procurar para tratamento?
O reumatologista é o especialista capacitado a diagnosticar, indicar o melhor tratamento e acompanhar a evolução da artrite reumatoide. O Dr. Marcelo Pavan é médico reumatologista com grande experiência em sua área de atuação.
O profissional oferece tratamento humanizado e personalizado a pacientes com artrite reumatoide ou outras condições que afetam articulações, ossos, tensões e ligamentos. O especialista é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e orientador de reumatologia dos residentes de clínica médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
Entre em contato para agendar uma consulta.
Fontes:
Biblioteca Virtual em Saúde
Mayo Clinic
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)



