Saiba identificar os principais sinais da doença para buscar ajuda médica adequada
A artrose, também chamada de osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença que se caracteriza pelo desgaste das cartilagens que envolvem as articulações e por alterações ósseas chamadas de osteófitos, popularmente chamadas de “bicos de papagaio”.
A doença representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia e é mais frequente em mulheres. As articulações mais afetadas são joelhos, quadris, mãos e coluna.
Trata-se de uma doença relacionada, em grande parte dos casos, à idade, sendo pouco comum antes dos 40 e mais frequente após os 60, porém, a artrose não necessariamente afeta apenas pessoas mais velhas. Pessoas que fazem esforços com muita carga ou atletas que realizam exercícios de alto impacto também estão mais propensos a desenvolver artrose. Saiba mais sobre a doença e os principais sintomas da artrose.
Entre em contato para o tratamento da artrose
Principais sintomas da artrose
Entre os principais sintomas da artrose, destacam-se:
- Dor nas articulações;
- Rigidez na articulação, principalmente no início dos movimentos, após ficar parado um tempo;
- Flexibilidade reduzida na articulação afetada;
- Inchaço ao redor da articulação afetada;
- Barulho e crepitações nas articulações;
- Deformidades;
- Esporões ósseos.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da doença é feito com base nos sintomas da artrose que o paciente apresenta. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem, como a radiografia, tomografia computadorizada ou a ressonância magnética para avaliar as articulações.
Exames de sangue também podem ser pedidos pelo médico para que ele avalie se o paciente apresenta outras condições de saúde. Isso ajuda o médico a definir o melhor tratamento para a artrose.
Opções de tratamento
A artrose é uma doença que não tem cura, mas que pode ser tratada. Os objetivos do tratamento são controlar os sintomas da artrose, como a dor e a rigidez articular; melhorar a mobilidade e a função e melhorar a qualidade de vida do paciente. É possível atingir plena qualidade de vida apesar da doença.
Os tratamentos e recomendações médicas incluem:
- Medicamentos tópicos para dor e analgésicos orais;
- Injeções de corticosteroides ou ácido hialurônico nas articulações doloridas;
- Fisioterapia;
- Terapia ocupacional;
- Uso de órteses, bengala ou andador. Esses dispositivos ajudam a apoiar e estabilizar articulações dolorosas ou danificadas.
A cirurgia pode ser uma opção de tratamento quando os sintomas da artrose não foram controlados com outros tratamentos, especialmente quando a doença está em estágio avançado. O procedimento cirúrgico inclui a colocação de uma prótese.
Além disso, mudanças no estilo de vida costumam ajudar a controlar e reduzir os sintomas da artrose, podendo ser indicados pelo médico:
- Prática regular de atividades físicas: melhoram a flexibilidade, estabilidade articular e a força muscular. Musculação de baixo impacto é o mais indicado para controle dos sintomas da artrose, sendo possível qualquer exercício que trabalhe o membro em questão. Importante atentar que não se deve permitir a ocorrência de dor, nem durante nem após os exercícios. É bastante interessante que sejam realizados sob supervisão de um especialista;
- Controle do peso: em alguns casos, pode ajudar na redução do estresse sobre as articulações, além de diminuir os processos inflamatórios que contribuem para a artrose;
- Alimentação saudável.
Entre em contato para o tratamento da artrose
O tipo de regime de tratamento prescrito pelo médico depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, saúde geral, atividades, ocupação e gravidade da condição.
O reumatologista é o especialista que diagnostica e trata a artrose. É ele quem tem conhecimento para definir qual o melhor tratamento e fazer o acompanhamento necessário junto ao paciente, já que a artrose é uma doença sem cura e que deve ser tratada ao longo da vida.
Em sua clínica, o Dr. Marcelo Pavan trata de diversas condições reumatológicas, incluindo a artrose, de maneira humanizada e individualizada, considerando, na escolha do tratamento, as necessidades dos pacientes.
Agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: