Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Sintomas das vasculites

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 15/02/2023

Conheça a seguir os sintomas dos diferentes tipos de vasculite, doenças que afetam os vasos sanguíneos de diversos órgãos do corpo

O que é vasculite

Vasculite é o nome dado a um conjunto de doenças que provocam a inflamação dos vasos sanguíneos — artérias ou veias de pequeno, médio ou grande calibre.

Esse processo faz com que algumas células do sistema imune ataquem partes das paredes dos vasos. Essa inflamação pode provocar várias alterações diferentes, dependendo do tamanho e da localização do vaso. Um vaso grande ou médio pode sofrer estreitamento, o que recebe o nome de estenose, que dificulta a passagem do sangue ou interrompe completamente o fluxo sanguíneo. Também pode ocorrer a inflamação de todo o órgão irrigado por esses vasos, no caso, por exemplo, dos pequenos vasos dos rins ou dos nervos periféricos, ou tromboses locais.

As vasculites podem afetar qualquer órgão do nosso corpo.

Trate os sintomas das vasculites com o Dr. Marcelo Pavan!

Agende uma consulta

Principais sintomas das vasculites

Os sintomas das vasculites dependem do tipo da doença, ou seja, de quais vasos sanguíneos foram comprometidos e quais órgãos foram afetados. Conheça os diversos tipos de vasculite.

Púrpura de Henöch-Schönlein

Também conhecida como púrpura anafilactoide ou púrpura reumática, leva a uma inflamação dos vasos da pele, podendo também acometer os vasos do intestino e dos rins e as articulações. Sendo mais frequente em crianças e adolescentes, os principais sintomas dessa vasculite são:

  • Manchas avermelhadas semelhantes a picadas de mosquito (chamadas de “petéquias”), que se iniciam geralmente nos tornozelos e vão subindo até o tronco, geralmente sem coceira ou dor;
  • Dor ou inchaço nas articulações, principalmente dos joelhos e tornozelos;
  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Inchaço da pele dos pés, canelas e sobrancelhas;
  • Fezes escuras ou com sangue e presença de sangue na urina.

Vasculite por hipersensibilidade

A vasculite leucocitoclástica, também conhecida como vasculite por hipersensibilidade, acomete os pequenos vasos sanguíneos. A pele geralmente é o órgão mais afetado. Os principais sintomas da vasculite por hipersensibilidade são pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele, sensação de queimação e dor nas lesões, às vezes coceira intensa na pele, e, mais raramente, aparecimento de nódulos e feridas com crostas que surgem com mais frequência nas pernas, coxas e nádegas. Nos casos de maior gravidade, podem surgir febre, perda de peso, dor nos músculos e articulações, sangue na urina ou nas fezes e inchaço abdominal.

Trate os sintomas das vasculites com o Dr. Marcelo Pavan!

Agende uma consulta

Arterite de células gigantes

Afeta as grandes artérias que suprem a cabeça e o pescoço, especialmente a artéria temporal, localizada nas têmporas. Raramente se manifesta em pessoas com menos de 50 anos. Os sintomas da vasculite chamada arterite de células gigantes são dores de cabeça, dor e cansaço ao mastigar. Se ela se manifestar na artéria do olho, pode causar perda de visão. Essa vasculite pode estar associada a outra doença chamada polimialgia reumática, que causa dor e rigidez nos músculos dos ombros e quadris.

Granulomatose com poliangeíte (antes denominada granulomatose de Wegener)

É um tipo de vasculite rara que afeta mais comumente pessoas na faixa etária entre 40 e 65 anos, especialmente homens. O trato respiratório superior (seios da face, nariz e garganta) e inferior (traqueia e pulmões) e os rins são os órgãos mais afetados, mas qualquer órgão também pode ser. É uma doença com alto risco de gravidade quando acomete os rins ou os pulmões de forma agressiva. Pode acometer os olhos, coração e cérebro. Os sintomas variam dependendo dos órgãos e sistemas envolvidos, sendo os mais comuns secreção nasal recorrente, tosse, pressão alta, edemas, dormência e formigamento nos membros, manchas na pele e insuficiência renal.

Granulomatose eosinofílica com poliangeíte (antes denominada granulomatose de Chürg-Strauss)

Afeta os vasos de pequeno calibre e ocorre com mais frequência em adultos. Pode causar quadro semelhante a distúrbios como asma, sinusite, polipose nasal ou a uma combinação deles, distinguindo-se por apresentar alta concentração de eosinófilos, um tipo específico de glóbulo branco, no sangue. Os sintomas mais comuns são asma de difícil controle, sinusite recorrente ou crônica, formigamento e anestesia nos membros ou perda de movimentação aguda de um membro.

Arterite de Takayasu

Afeta a principal artéria do corpo, a aorta, e os seus ramos. É uma doença rara que acomete mais as mulheres jovens e leva ao estreitamento das artérias, reduzindo o fluxo de sangue que passa por elas. Os sintomas desse tipo de vasculite mais comuns são dor nos movimentos e fraqueza nos braços ou pernas, ausência de pulso palpável nas extremidades, dor abdominal e dor no peito.

Vasculite crioglobulinêmica

Acomete vasos de pequeno calibre e geralmente seu surgimento está relacionado ao vírus da hepatite C, a doenças hematológicas e doenças reumáticas imunomediadas, como o lúpus. Há casos também, mais raros, da doença ter relação com outras infecções. Os sintomas da vasculite crioglobulinêmica são febre, fadiga, dores no corpo, lesões na pele e nos rins.

Trate os sintomas das vasculites com o Dr. Marcelo Pavan!

Agende uma consulta

Tratamento e qual profissional procurar

Caso o diagnóstico seja confirmado, o médico precisa identificar o tipo de vasculite e o órgão afetado pela doença, pois cada quadro precisa de tratamento adequado.

Nos casos leves, podem ser indicados somente medicamentos sintomáticos ou doses baixas de corticoides por pouco período, além de, às vezes, imunossupressores fracos. Em casos graves é sempre necessário o uso de corticoides em dose mais alta e de imunossupressores mais potentes. Algumas vezes há a possibilidade de se fazer cirurgia para restabelecer o fluxo de sangue que foi interrompido pelo vaso sanguíneo atingido pela inflamação.

Por serem doenças que acometem diversos órgãos e tecidos, muitas vezes o paciente procura por diversos profissionais em busca de um diagnóstico, mas o reumatologista é o especialista indicado para diagnosticar, tratar e acompanhar os casos de vasculite.

O Dr. Marcelo Pavan é médico formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, mesma instituição em que fez suas residências em Clínica Médica e em Reumatologia.

Seu trabalho como reumatologista abrange diagnóstico, atendimento e orientação para as principais doenças reumatológicas, sempre visando o melhor para seu paciente e promovendo qualidade de vida aos indivíduos.

Para saber mais sobre as vasculites e seus sintomas, entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Reumatologia

BMJ

Dr. Marcelo Pavan

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA