Saiba quais são os principais sinais e sintomas que essa doença reumatológica pode causar
A artrite gotosa, conhecida popularmente como gota, é uma doença inflamatória que afeta principalmente as articulações. Ela se desenvolve quando o paciente apresenta um quadro de hiperuricemia, ou seja, quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal, causando a formação de cristais de monorauto de sódio que ficam depositados em articulações, tendões e tecidos próximos.
O aumento nas taxas de ácido úrico no sangue pode ocorrer tanto pela sua produção excessiva quanto pela dificuldade do organismo em eliminar essa substância. O ácido úrico é uma espécie de resíduo que o fígado produz depois do metabolismo da purina, uma proteína presente em vários alimentos que dá origem aos cristais que podem se acumular nas articulações.
No texto a seguir, saiba mais sobre quais os principais sintomas de gota e como diagnosticar e tratar a doença.
Trate agora os sintomas de gota, agende sua consulta!
Como são os sintomas de gota?
Entre os principais sintomas de gota, destacam-se:
- Inchaço e vermelhidão nas articulações, em especial nas do primeiro dedo (“dedão”) do pé;
- Artrite aguda (dor intensa que se inicia subitamente e rapidamente atinge níveis muito altos);
- Rigidez e calor articular;
- Formação de tofos (nódulos cutâneos) pelo corpo, principalmente nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas;
- Formação de cálculos renais (pedras). Esse sintoma de gota pode levar a cólicas renais;
- Rigidez permanente e deformidades — são sintomas de gota quando a doença já está instalada há bastante tempo e não é tratada adequadamente.
Os sintomas de gota agudos podem, inicialmente, desaparecer em três a dez dias, e uma nova crise pode demorar meses ou anos para ser desencadeada novamente, mas podem acontecer crises seguidamente.
Diagnóstico de gota
O diagnóstico da artrite gotosa é feito, principalmente, com base nos sintomas de gota apresentados pelo paciente, associados a um exame de sangue que vai identificar se há níveis elevados de ácido úrico no organismo.
Além disso, se julgar necessário, o médico pode solicitar outros exames para chegar a um diagnóstico mais preciso, como raios-X, dosagem de ácido úrico na urina, análise do líquido sinovial presente nas articulações (no caso positivo de gota, os cristais podem ser vistos no exame) e ultrassom, para avaliar a formação inicial de cristais nesse fluido.
Trate agora os sintomas de gota, agende sua consulta!
Como é feito o tratamento?
A artrite gotosa é uma doença sem cura. Assim, os tratamentos medicamentosos propostos visam controlar os sintomas de gota, diminuindo a dor e a inflamação nas crises agudas (o que pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, corticosteroides ou colchicina prescritos pelo médico), além de reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, o que ajuda a evitar novas crises e possíveis lesões nas articulações e impede a ocorrência de sequelas no longo prazo.
Também é importante que o paciente evite os fatores de risco que podem desencadear uma crise e levar aos sintomas de gota. Aumentar o consumo de líquidos também é recomendado.
No caso de a formação de nódulos (tofos) prejudicar a função das articulações, raramente a cirurgia pode ser indicada. Na maioria das vezes, os tofos são reabsorvidos com o tratamento medicamentoso adequado.
Quando a gota é tratada de maneira correta, ela não impede o indivíduo de realizar suas tarefas de rotina.
Qual é o profissional que trata gota?
O médico especialista no tratamento de gota é o reumatologista. Cabe a esse profissional diagnosticar, tratar e acompanhar o indivíduo para que as crises sejam evitadas, assim como suas complicações. Articulações podem ficar deformadas e depósitos de cristais de sódio podem se formar em cartilagens, tendões, articulações e bursas.
Sem tratamento, as crises leves podem desaparecer em um ou dois dias. Já as crises mais graves levam a um aumento crescente da dor e podem chegar a durar semanas.
O fato de os sintomas desaparecerem não significa que a doença está sob controle, pois sem tratamento os intervalos entre as crises tendem a ser menores e as articulações correm risco de ser permanentemente lesadas, com sequelas graves, mesmo em pacientes com poucas crises.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Em sua clínica, ele oferece tratamento individualizado e humanizado para seus pacientes, acolhendo-os em suas necessidades e ensinando o indivíduo a lidar com sua condição.
Trate agora os sintomas de gota, agende sua consulta!
Para saber mais sobre os sintomas de gota e como tratar a doença, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: