Existem mais de 100 tipos de artrite, mas todos têm sintomas bastante semelhantes
A artrite não é uma doença única. O termo se refere a doenças que acometem as articulações e podem causar sintomas como inchaço, dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento. Alguns sintomas podem permanecer os mesmos por anos, porém outros podem progredir e piorar com o tempo, resultando em dor crônica e dificuldade em realizar atividades diárias.
Existem mais de 100 tipos de artrite. Acompanhe a leitura e conheça os principais.
O que é artrite?
Artrite é uma condição que causa inchaço e dor em uma ou mais articulações. Existem vários tipos de artrite. Os mais comuns são a osteoartrite e a artrite reumatoide.
Principais tipos de artrite
Neste artigo, destacamos os principais deles, bem como suas características.
Osteoartrite
Entre os diversos tipos de artrite, a osteoartrite é o mais comum. Pode danificar quase todas as articulações, mas ocorre principalmente nas mãos, na coluna, nos quadris e nos joelhos. A doença é caracterizada pelo desgaste de toda a articulação e está relacionada ao envelhecimento natural.
Espondilite anquilosante
Esse tipo de artrite, também conhecido como espondiloartrite axial, é uma doença inflamatória que, com o tempo, pode fazer com que as vértebras se fundam. Essa fusão torna a coluna menos flexível e pode resultar em uma postura curvada.
A espondiloartrite axial tem dois tipos. Quando a condição é encontrada na radiografia, é chamada de espondilite anquilosante. Quando não pode ser vista nesse exame, mas é encontrada com base em sintomas, exames de sangue e outros exames de imagem, é chamada de espondiloartrite axial não radiográfica.
Gota
A gota é um tipo de artrite considerado comum, que pode afetar qualquer pessoa. É caracterizada por ataques repentinos e graves de dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade em uma ou mais articulações, mais frequentemente no dedão do pé.
Artrite reumatoide
Trata-se de uma doença autoimune e crônica, que causa dor, inchaço e inflamação nas articulações. Mas esse tipo de artrite também pode afetar outras partes do corpo, como pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.
Artrite séptica
A artrite séptica é uma infecção que ocorre quando uma bactéria invade uma articulação, causando inflamação. Pode afetar qualquer articulação, incluindo joelhos, quadris, tornozelos e pés.
Esclerodermia
Doença autoimune que causa espessamento e endurecimento da pele e de outros tecidos conjuntivos do corpo. Existem dois tipos de esclerodermia: localizada e sistêmica. A esclerodermia localizada afeta apenas a pele e a esclerodermia sistêmica afeta a pele, os vasos sanguíneos e os órgãos internos.
Artrite idiopática juvenil
Anteriormente conhecida como artrite reumatoide juvenil, esse tipo de artrite afeta crianças menores de 16 anos. Em alguns casos, os sintomas podem se manifestar apenas por alguns meses; em outros, podem durar anos. Alguns tipos de artrite idiopática juvenil podem causar complicações graves, como problemas de crescimento, danos nas articulações e inflamação ocular.
Artrite psoriática
A artrite psoriática é um tipo de artrite que afeta algumas pessoas que têm psoríase – uma doença que causa manchas vermelhas na pele, cobertas com escamas prateadas. A maioria das pessoas desenvolve psoríase anos antes de ser diagnosticada com artrite psoriática. Mas, para algumas, os problemas nas articulações começam antes que as manchas na pele apareçam ou ao mesmo tempo.
Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus é uma doença autoimune crônica que causa períodos de inflamação e danos nas articulações, na pele, nos tendões e em órgãos como os rins.
Causas e fatores de risco da artrite
As causas da artrite dependem do tipo da doença. Por exemplo:
- Osteoartrite: o desgaste das articulações ocorre naturalmente, conforme a pessoa envelhece.
- Gota: se desenvolve devido ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia).
- Artrite reumatoide: nesse tipo de artrite, o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo – nesse caso, as articulações.
Às vezes, a artrite acontece sem causa ou gatilho, é a chamada artrite idiopática.
Existem também alguns fatores de risco que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver alguns dos diferentes tipos de artrite. São eles:
- História familiar: alguns tipos de artrite podem ocorrer com mais frequência quando pais ou irmãos sofrem da doença.
- Idade: o risco de alguns tipos de artrite – incluindo osteoartrite, artrite reumatoide e gota – aumenta com a idade.
- Sexo: as mulheres são mais propensas do que os homens a desenvolver artrite reumatoide, enquanto a gota é mais comum em homens.
- Lesão articular prévia: pessoas que lesionaram uma articulação são mais propensas a desenvolver artrite nessa articulação.
- Obesidade: o excesso de peso pode sobrecarregar as articulações, principalmente dos joelhos, dos quadris e da coluna.
- Tabagismo.
Como saber qual tipo de artrite você tem?
A única maneira de diagnosticar corretamente o tipo de artrite que pode ter acometido uma pessoa é consultando-se com o reumatologista. Esse especialista diagnostica, trata e faz o acompanhamento dos mais diversos tipos de artrite.
Tratamentos para os diferentes tipos de artrite
Os tratamentos variam dependendo do tipo de artrite, mas todos têm como principais objetivos reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Em geral, o tratamento para os diversos tipos de artrite inclui:
- Medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides, imunossupressores e analgésicos podem ajudar a controlar a dor e a inflamação articular, além de retardar a progressão de alguns tipos de artrite, como a artrite reumatoide.
- Fisioterapia: pode ser útil para alguns tipos de artrite. Os exercícios podem melhorar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos ao redor das articulações.
- Órteses: em alguns casos, talas ou aparelhos podem ser necessários para imobilizar a articulação, protegendo-a e evitando o agravamento do quadro.
- Cirurgia: pode ser indicada quando os tratamentos convencionais não trouxerem resultado. Os dois tipos mais comuns de cirurgia de artrite são a fusão articular e a substituição articular.
Fontes:



