Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de artrite psoriásica

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 06/04/2023
4 min. de leitura

A artrite psoriásica é uma doença inflamatória autoimune relacionada à psoríase, que pode acometer diversas articulações do corpo

A artrite psoriásica é uma forma de artrite – inflamação das articulações – que acomete o paciente que tem psoríase. Na maioria das vezes, a artrite surge anos depois que a psoríase é diagnosticada, sendo esse um acometimento comum nos adultos. Porém, não são raros os casos em que a artrite se manifesta antes das lesões de pele características da psoríase.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estatísticas globais indicam que as dores e inflamações articulares podem acometer até 40% dos pacientes com psoríase, sendo mais comuns em pessoas brancas. Embora não se conheça ao certo a causa exata da psoríase, sabe-se que essa doença tem um importante componente genético, pois quando um dos pais têm psoríase, 15% dos filhos irão desenvolver a doença ao longo da vida.

Estudos também indicam que alguns eventos podem acelerar o surgimento dos sintomas em indivíduos que são geneticamente predispostos a desenvolver a psoríase ou a artrite psoriásica. Os principais fatores desencadeantes são infecções virais ou bacterianas, trauma articular e estresse emocional.

Assim, dado que a psoríase é uma doença de alta prevalência e que até 40% desses pacientes podem ter repercussões nas articulações, é fundamental que eles estejam atentos aos sinais que indicam esse quadro. Dessa forma, ao iniciar o tratamento com antecedência evita-se a progressão dos danos articulares.

Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan

Agende uma consulta

Quais os tipos de artrite psoriásica

Os tipos de artrite psoriásica se diferem principalmente pela quantidade e localização das articulações acometidas. São eles:

Artrite psoriásica distal

Afeta as articulações mais distantes do tronco, como as articulações dos dedos das mãos e dos pés próximas às unhas, num acometimento semelhante ao da osteoartrose, mas mais agressivo.

Artrite psoriásica com envolvimento da coluna

Afeta as articulações da coluna vertebral. Leva a um quadro bastante semelhante ao da espondilite anquilosante.

Artrite psoriásica oligoarticular

Acomete menos de cinco articulações.

Artrite psoriásica poliarticular

Acomete cinco ou mais articulações e é o mais comum dentre os tipos de artrite psoriasica. Pode ser confundido muitas vezes com a artrite reumatoide.

Artrite psoriásica mutilante

É o tipo mais raro e mais grave, podendo causar sérias deformidade das articulações, encurtamento dos dedos e rápida perda de função. Somente 5% dos pacientes com artrite psoriásica têm essa forma.

Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan

Agende uma consulta

Existe tratamento?

O tratamento para todos os tipos de artrite psoriásica envolve um atendimento multidisciplinar e, por se tratar de uma doença de alta complexidade, costuma integrar diversas formas terapêuticas, como mudança de estilo de vida, terapia medicamentosa e até cirurgia em casos de importante comprometimento articular.

Terapia não medicamentosa

Com relação aos tratamentos não medicamentosos, as principais medidas que ajudam a reduzir os sintomas, principalmente as dores e a fadiga, são:

  • Fortalecimento muscular com exercícios resistidos, inclusive musculação. Na maioria das vezes, inicialmente feitos sob supervisão de fisioterapeutas;
  • Terapia ocupacional;
  • Exercícios aeróbicos leves ajudam bastante na energia e na qualidade de vida;

Medicamentos

Os medicamentos a serem utilizados para tratar os diversos tipos de artrite psoriásica devem ser prescritos pelo reumatologista e seu uso deve ser monitorado constantemente para evitar efeitos adversos no organismo. As opções disponíveis são diversas, e vão desde anti-inflamatórios, com muito cuidado e por curtíssimo período de tempo, pois podem piorar a psoríase, até o uso de agente biológicos, uma classe de medicamentos que revolucionaram o cuidado desses pacientes, desde cerca de 1999, administrados por injeção subcutânea ou via endovenosa.

Cirurgia

A cirurgia não é um tratamento indicado rotineiramente no tratamento de nenhum dos tipos de artrite psoriásica, pois as opções anteriores têm grande eficácia em impedir a progressão das lesões. Assim, a cirurgia só é indicada em casos de lesão grave de tendões ou articulações. Isso reforça a importância de buscar um atendimento médico especializado para acompanhar e tratar a psoríase e evitar a progressão da artrite para níveis muito complexos.

Qual profissional procurar

O médico especializado e mais bem preparado para diagnosticar e tratar os diversos tipos de artrite psoriásica é o reumatologista. A automedicação deve ser evitada a todo custo, pois as substâncias utilizadas para o tratamento da artrite podem ter efeitos colaterais diversos e ser contraindicadas em alguns pacientes.

Entre em contato e agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Revista Brasileira de Reumatologia

 

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA