Conheça mais sobre essa condição que causa secura extrema nos olhos e na boca
A doença de Sjögren é uma condição autoimune que se caracteriza principalmente pela presença de dois sintomas: secura ocular e na boca. Essa condição se divide em primária e secundária.
Na forma primária, a doença ocorre de maneira isolada, sem a presença de outra doença autoimune. Já na forma secundária, a doença de Sjögren vem associada a outras doenças, como lúpus e artrite reumatoide.
Estima-se que, em cerca de metade dos casos, a doença de Sjögren ocorre sozinha, enquanto, na outra metade, ocorre na presença de outra doença autoimune.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Quais os sintomas da doença de Sjögren?
Como dito anteriormente, os dois principais sintomas da doença de Sjögren são secura nos olhos — que costuma dar sensação constante de areia nos olhos, irritação, ardor e prurido — e boca seca (que geralmente dificulta a ingestão de alimentos mais secos e deixa a boca pegajosa ao se falar muito, por exemplo). Outros sintomas que podem surgir incluem:
- Dor, inchaço e rigidez nas articulações;
- Inchaço nas glândulas, especialmente atrás da mandíbula e na frente das orelhas;
- Erupções cutâneas ou pele seca;
- Perda de paladar;
- Secura vaginal;
- Tosse seca persistente;
- Cáries importantes;
- Infecção na boca por candidíase (monilíase oral);
- Úlcera de córnea;
- Fadiga prolongada.
Manifestações internas são raras, embora a doença possa causar danos aos pulmões, nervos, fígado, rins e sistema nervoso central. Além disso, pacientes com síndrome de Sjögren têm risco aumentado de desenvolver linfoma (câncer dos gânglios linfáticos).
Como é feito o diagnóstico da doença de Sjögren?
A doença de Sjögren nem sempre é fácil de ser diagnosticada, uma vez que os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser semelhantes aos causados por outras doenças. Efeitos colaterais de vários medicamentos, por exemplo, também imitam alguns sinais e sintomas da doença de Sjögren. Além disso, não existe um único teste que possa diagnosticá-la.
Para o diagnóstico, além de considerar os sintomas apresentados, o médico pode solicitar:
- Exames de sangue: podem identificar anticorpos que normalmente estão presentes em pessoas com doença de Sjögren e outras doenças autoimunes;
- Testes oftalmológicos: avaliam a produção de lágrimas e se houve algum dano aos olhos devido ao ressecamento;
- Testes odontológicos: medem o fluxo salivar, para determinar a quantidade de saliva produzida durante um espaço de tempo — além disso, uma biópsia das glândulas salivares menores feita no lábio também pode ser realizada;
- Exames de imagem, como raio-x e cintilografia para avaliar as glândulas salivares.
Quais são as opções de tratamento para a doença de Sjögren?
Por se tratar de uma condição autoimune, ainda não é possível curá-la; mas há, sim, tratamento para contê-la. Na doença de Sjögren, o tratamento varia conforme os sintomas e sua gravidade.
Em alguns casos, mudanças no estilo de vida podem ser a melhor opção de tratamento para a doença de Sjögren, quando os sintomas estiverem relacionados à fadiga e refluxo gastrointestinal.
Em situações nas quais o paciente somente apresenta secura nos olhos e na boca, o tratamento para doença de Sjögren pode incluir o uso de lágrimas artificiais e substitutos de saliva, há sprays de saliva, chicletes, balas e pastas de dente desenvolvidos especificamente para substituir a saliva, com boa qualidade.
Outro tratamento para a doença de Sjögren, que pode ser indicado quando a doença afeta as articulações, são alguns imunossupressores fracos, seguidos de fisioterapia, que auxilia no fortalecimento da musculatura.
Quando o paciente apresentar um quadro mais grave, o médico pode recomendar como tratamento para a doença de Sjögren o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e/ou imunossupressores. O objetivo deste tratamento é reduzir a inflamação e o risco de sequelas.
Em alguns casos mais avançados de secura lacrimal, pode ser útil a realização de uma cirurgia para bloquear os canais lacrimais com pequenos tampões artificiais para impedir que as lágrimas escorram. Isso pode ajudar a evitar que os olhos fiquem tão secos.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Qual profissional procurar para o tratamento da doença de Sjögren?
O reumatologista é o médico especialista em diagnosticar e indicar o tratamento para doença de Sjögren mais adequado a partir dos sintomas e resultados dos exames. Esta especialidade médica lida com condições musculoesqueléticas, bem como condições autoimunes e inflamatórias em pessoas de todas as idades.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista e possui ampla experiência no diagnóstico e tratamento para a doença de Sjögren.
Fontes: