Tratamentos devem ser multidisciplinares e têm como objetivo devolver a qualidade de vida ao paciente
A algoneurodistrofia é uma síndrome dolorosa que se manifesta em articulações como as das mãos, dos pés, das pernas e dos braços. Ela é causada por alterações no funcionamento do sistema nervoso periférico que levam a estímulos inflamatórios e dolorosos.
Essas alterações, por sua vez, podem ser causadas por lesões, cirurgias e outras condições prévias ou mesmo não ter uma causa definida. Além disso, pode haver lesões diretamente nos nervos (algoneurodistrofia grupo II) ou não (algoneurodistrofia grupo I).
Os tratamentos para a algoneurodistrofia têm foco multidisciplinar, sendo realizados com a finalidade de resolver a dor e sintomas como o inchaço, além de acelerar a recuperação da mobilidade da articulação afetada pela síndrome. Entenda mais a seguir.
Como é feito o diagnóstico da algoneurodistrofia
A algoneurodistrofia é uma síndrome relativamente rara, cujos sintomas se assemelham aos de outras doenças. Por esse motivo, seu diagnóstico deve ser feito a partir de uma avaliação clínica detalhada e atenciosa dos sintomas, que podem incluir:
- Dor que pode aumentar ao longo do dia;
- Dor desproporcional aos danos causados por uma lesão, inclusive dor ao toque leve;
- Inflamação, ardência e sensação de formigamento;
- Inchaço;
- Vermelhidão e calor ou, ao contrário, palidez e frio;
- Diminuição da amplitude de movimentos.
A avaliação clínica dos sintomas deve ser feita em conjunto com testes e exames que identifiquem a ausência de qualquer outro distúrbio que possa explicá-los. Esses exames são determinados pelo médico a partir da avaliação individual do paciente, uma vez que não existe um teste específico capaz de detectar a algoneurodistrofia.
A partir da confirmação da síndrome e do descarte de outras possíveis manifestações que estejam causando os sintomas, o paciente pode ser encaminhado aos tratamentos para a algoneurodistrofia.
Opções de tratamento para a algoneurodistrofia
As opções de tratamentos para a algoneurodistrofia devem ser multidisciplinares, como já mencionado, uma vez que é necessário aliviar os sintomas dolorosos, recuperar a capacidade motora da articulação afetada pela condição, evitar a progressão da doença e devolver a qualidade de vida e o bem-estar ao paciente.
Medicamentos
O tratamento para a algoneurodistrofia com o uso de medicamentos é realizado a partir do uso de analgésicos para aliviar a dor. Alguns pacientes podem necessitar, a curto prazo, do uso de medicamentos analgésicos opioides. O controle da dor também pode ser complementado, em alguns casos, por corticosteroides e medicamentos antidepressivos e anticonvulsionantes.
Neuromodulação
Uma das opções possíveis de tratamentos para a algoneurodistrofia é a neuromodulação, que ocorre a partir do estímulo da medula espinhal por meio de implantes posicionados na região.
Fisioterapia
A fisioterapia é um dos mais importantes tratamentos para a algoneurodistrofia. Ela é realizada com o principal intuito de recuperar a capacidade de movimentação das articulações afetadas pela síndrome. Os exercícios aplicados pelo fisioterapeuta — bem como o uso de massagens muito leves, aplicações de temperatura e outras atividades relacionadas — podem, ainda, evitar a atrofia muscular e auxiliar na diminuição de ocorrência da dor.
Psicoterapia
Distúrbios como a algoneurodistrofia podem causar consequências psicológicas, principalmente por causa das limitações de movimento e pela sensação de mal-estar causada pela dor constante e desproporcional. Por esse motivo, é importante que, durante os tratamentos para a algoneurodistrofia, o paciente passe, também, por apoio psicoterápico.
Qual profissional procurar para o tratamento?
O tratamento para a algoneurodistrofia deve ser acompanhado por um médico reumatologista. O profissional dessa especialidade está preparado para avaliar, diagnosticar e tratar doenças que afetem o sistema musculoesquelético e os tecidos conjuntivos do organismo.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista e possui ampla experiência no tratamento de condições como a algoneurodistrofia e outras doenças. Entre em contato e agende já uma consulta.
Fontes: