Existem opções que podem ajudar na manutenção da saúde óssea, evitando a ocorrência de fraturas
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, o que, com o tempo, leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os frágeis e, com isso, aumentando o risco de fraturas, sendo essas mais comuns nos quadris, punhos e coluna.
Por não apresentar sintomas, muitas vezes a osteoporose só é diagnosticada quando uma queda ou impacto súbito faz com que um osso se quebre. Ou seja, uma tosse ou espirro pode causar uma costela quebrada ou o colapso parcial de um dos ossos da coluna.
A doença pode se desenvolver em homens e mulheres, porém, é mais comum em mulheres, principalmente após a menopausa, devido às alterações hormonais.
ENTRE EM CONTATO COM O DR. MARCELO PAVAN E AGENDE JÁ SUA CONSULTA!
Como é o tratamento para a osteoporose
A decisão pela escolha do melhor tratamento para a osteoporose leva em consideração o risco de fratura do paciente, sua idade e fraturas prévias. O tratamento para a osteoporose se baseia em três pilares: mudanças no hábito de vida, uso de medicamentos e tratamento de reposição hormonal.
Mudanças nos hábitos de vida
Mudanças nos hábitos de vida são uma parte importante do tratamento para a osteoporose. Ter uma alimentação balanceada, manter o peso adequado, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente contribui para manter os ossos saudáveis.
O mais importante são exercícios de fortalecimento muscular. Eles aumentam a massa óssea e ajudam no equilíbrio.
A prevenção de quedas também é importante. Cerca de 90% das fraturas são resultado de uma queda. Assim, muitas vezes é preciso fazer alterações no ambiente doméstico, como instalar corrimões e retirar tapetes, para evitá-las.
Medicamentos
O tratamento para a osteoporose geralmente é feito com a prescrição dos chamados bisfosfonatos. Outras opções de medicamentos para tratamento para a osteoporose incluem os moduladores seletivos do receptor de estrogênio, que têm um efeito semelhante ao do hormônio estrogênio sobre o osso, o denosumabe, a teriparatida e o romosozumabe.
O uso de medicamentos para o tratamento para a osteoporose ajuda a manter a densidade óssea e reduzir o risco de fraturas.
Além dos medicamentos, o médico também pode recomendar o uso de suplementos de cálcio e vitamina D. O cálcio é o principal mineral encontrado nos ossos, e a vitamina D contribui para ajudar o organismo a melhor absorvê-lo.
Terapia de reposição hormonal
Nesta opção de tratamento para a osteoporose, é feita a reposição do hormônio estrogênio. Como existe a possibilidade de a terapia de reposição com estrogênio aumentar os riscos de câncer de mama e de coágulos sanguíneos, que podem causar derrames, ela é indicada como tratamento para a osteoporose somente em alguns casos, após avaliação médica.
Prevenção da osteoporose
É possível prevenir a osteoporose adotando-se algumas medidas no dia a dia para manter os ossos saudáveis. Elas podem incluir:
- Praticar atividades físicas regularmente ajuda a fortalecer os ossos, principalmente os exercícios de maior impacto, como corrida. Além dos exercícios aeróbicos, deve-se também incluir na rotina atividades que contribuam para o fortalecimento muscular;
- Ter uma alimentação saudável, incluindo alimentos ricos em cálcio, como frutas secas, vegetais de folhas verde escuro, leite e queijo, e vitamina D, como salmão, sardinha e gemas de ovos;
- Fazer suplementação de cálcio e vitamina D, caso o seu médico ou nutricionista recomende;
- Não fumar;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Qual profissional procurar
O reumatologista é o especialista que diagnostica, trata e acompanha o paciente com osteoporose para que ele mantenha sua funcionalidade e a saúde óssea. O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista, especialista em osteoporose. O profissional é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e dedica-se a promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus pacientes.
Agenda já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: