O tratamento para artrose visa controlar os sintomas de dor e rigidez apresentados pelo paciente, restaurando sua qualidade de vida e bem-estar
A artrose é uma alteração caracterizada pela degeneração das cartilagens articulares, levando a sintomas como dor, aumento da sensibilidade, dificuldade na realização de movimentos e perda de flexibilidade. Trata-se de uma condição crônica que afeta principalmente as articulações que suportam o peso do corpo, como joelhos, quadril e coluna.
Também conhecida como como osteoartrose ou osteoartrite, a artrose destaca-se como uma das doenças reumáticas mais comuns. A elevada incidência dessa alteração é justificada pelo processo natural de envelhecimento, que leva ao desgaste das cartilagens e faz com que surjam os sintomas de dor e rigidez.
Por se tratar de uma alteração que pode se tornar bastante incômoda e capaz de prejudicar a qualidade de vida do paciente, é importante que o indivíduo seja devidamente acompanhado por um reumatologista, que poderá indicar o tratamento para artrose mais adequado para cada caso. Entenda melhor a seguir!
Opções de tratamento para artrose
O tratamento para artrose tem como objetivo principal aliviar os sintomas de dor e devolver a qualidade de vida ao paciente, possibilitando que ele tenha uma rotina sem limitações e desconfortos. Além disso, os métodos terapêuticos aplicados têm como objetivo evitar sequelas que futuramente possam comprometer a funcionalidade do indivíduo.
Entre as principais possibilidades de tratamento para artrose, estão:
Remédios
De modo geral, o tratamento para artrose com administração de fármacos não é considerado a melhor opção, uma vez que apresenta baixa eficácia. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser recomendado para aliviar a dor e o inchaço em episódios isolados, mas a tendência é que sua ação seja pouco duradoura.
Dependendo do caso, pode ser recomendada a administração intra-articular de substâncias que ajudam a proteger a cartilagem da articulação.
Fisioterapia
A realização de exercícios físicos em sessões de fisioterapia traz diversos benefícios à saúde do paciente, sendo este um tratamento para artrose que ajuda a fortalecer os músculos da região afetada, melhorando o desempenho funcional das articulações e favorecendo a redução da rigidez. Diversos recursos podem ser usados nesta metodologia, tais como:
- Técnicas manuais, como massagem e mobilização articular;
- Uso de estimuladores elétricos;
- Recursos térmicos, como bolsas de calor ou gelo;
- Fortalecimento muscular.
Cirurgia
Em geral, o tratamento para artrose por meio de cirurgia é recomendado nos casos em que a fisioterapia e o uso de medicamentos não foram suficientes para amenizar os desconfortos sentidos pelo paciente. Trata-se da última opção terapêutica.
A cirurgia de tratamento para artrose pode ser realizada a partir da raspagem do tecido afetado ou por meio da substituição parcial ou total da articulação. A fisioterapia continua sendo necessária após a intervenção, pelo menos até a recuperação do paciente.
Tratamento para artrose: qual profissional procurar?
O ideal é que o tratamento para artrose seja conduzido e acompanhado por um médico reumatologista, que é especializado justamente no controle e alívio dos sintomas de doenças que afetam o tecido conjuntivo — que incluem as articulações, além de ossos, músculos, ligamentos e tendões. Os tratamentos reumatológicos geralmente tratam de manifestações crônicas e costumam ser prolongados, muitas vezes necessários durante toda a vida do paciente.
O Dr. Marcelo Pavan é um profissional de reumatologia com grande experiência na área e atua preocupando-se em entender o paciente como um todo, sem focar apenas nos problemas reumatológicos apresentados. Ao conduzir o tratamento para artrose, portanto, o profissional preza pela promoção da qualidade de vida do paciente de maneira individualizada, controlando e cuidando de todos os outros problemas que podem influenciar no bem-estar do indivíduo.
Agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: