Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Febre reumática: conheça as opções de tratamento!

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/11/2024
3 min. de leitura

Condição afeta crianças e pode causar danos a muitos órgãos

A febre reumática é uma doença inflamatória que pode afetar as articulações, o coração, o cérebro e a pele de jovens e crianças, principalmente entre 5 e 18 anos. Sua causa é uma reação a uma infecção que não foi adequadamente tratada, causada pela bactéria Estreptococo, na maioria das vezes na garganta, mas também na pele. A doença, mais raramente, também pode ocorrer em pessoas de outras idades.

A febre reumática pode causar danos duradouros ao coração, incluindo problemas nas válvulas cardíacas e insuficiência cardíaca. Quando diagnosticada a febre reumática, o tratamento pode incluir o uso de alguns medicamentos.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Agende uma consulta

Quais os sintomas da febre reumática?

Os sintomas da febre reumática geralmente começam cerca de duas a quatro semanas após uma infecção bacteriana na garganta. O paciente pode apresentar poucos ou vários sintomas, e estes podem ir e vir ou mudar enquanto uma pessoa está com a doença.

Os sinais mais comuns de febre reumática incluem:

  • Febre;
  • Dor ou inchaço nas articulações dos joelhos, tornozelos, cotovelos e pulsos;
  • Sensação de calor ou maior sensibilidade nas articulações;
  • Dor no peito;
  • Fadiga;
  • Pequenos nódulos indolores na pele;
  • Erupção cutânea plana ou ligeiramente elevada, indolor, com uma borda irregular.

Algumas pessoas com febre reumática desenvolvem uma condição chamada coreia de Sydenham, cujos sintomas são a presença de movimentos corporais espasmódicos e incontroláveis — na maioria das vezes em mãos, pés e rosto — e acessos de choro ou risadas sem motivo aparente e em momentos inadequados.

Quais são as opções de tratamento para a febre reumática?

Os objetivos do tratamento para febre reumática são focados em tratar a infecção, aliviar os sintomas, reduzir a inflamação e evitar que o paciente tenha outro episódio de febre reumática. Para isso, são indicados como tratamento para febre reumática os seguintes medicamentos:

Antibióticos

Antibióticos são administrados para combater a bactéria Estreptococo. Após o primeiro tratamento para febre reumática estar concluído, uma outra rodada de antibióticos preventivos pode ser administrada para impedir que o paciente tenha uma recaída. É possível que uma criança possa continuar tomando antibióticos por 5 anos ou até os 21 anos para evitar que a febre reumática volte. Pessoas que tiveram inflamação cardíaca durante a febre reumática podem precisar continuar com os antibióticos preventivos por 10 anos ou mais.

Anti-inflamatórios

Esses medicamentos podem ajudar no tratamento para febre reumática, pois são úteis para reduzir a inflamação, a febre e a dor. Se os sintomas forem graves ou não melhorarem com medicamentos anti-inflamatórios, o médico pode prescrever corticosteroide.

Anticonvulsivantes

Medicamentos anticonvulsivantes podem ser usados para tratar movimentos involuntários graves causados pela coreia de Sydenham.

Outras terapias

Como a doença pode afetar as pessoas de diferentes maneiras, o médico pode recomendar, como tratamento para febre reumática, uma terapia específica com base na parte do corpo afetada. Em casos graves, muitas vezes se torna necessário, por exemplo, uma cirurgia cardíaca ou tratamentos articulares.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Agende uma consulta

Quanto tempo dura uma febre reumática?

A febre reumática é uma condição que pode se manifestar mais de uma vez, e sua duração depende da gravidade dos sintomas apresentados. Em casos leves, costuma durar semanas. Já em casos mais graves, a febre reumática pode durar meses. Quando tratada adequadamente, a pessoa pode passar anos sem apresentar qualquer sintoma.

Qual profissional procurar para o tratamento?

O tratamento para febre reumática deve ser feito pelo reumatologista, médico especialista em doenças que afetam articulações, músculos e ossos.

Como dito, a febre reumática pode causar danos ao coração que levam até anos para surgir. Assim, é importante que o paciente faça check-ups regulares para avaliação da saúde cardiovascular.

Fontes:

Dr. Marcelo Pavan

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Manual MSD

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA