A reumatologia é uma especialidade que se ocupa do estudo das doenças que afetam os tecidos conjuntivos, tais como ossos, articulações e tendões
A reumatologia é uma especialidade médica que se responsabiliza por estudar e tratar as doenças que afetam estruturas como articulações, ossos, tendões, músculos e ligamentos do corpo. Trata-se de uma área que se dedica a tratar doenças do sistema musculoesquelético que não tenham origem traumática ou tumoral, tais como indícios de inflamação e dificuldades de movimentação.
Embora seja muito comum as pessoas pensarem que o “reumatismo” é uma doença única e específica, a reumatologia é uma especialidade que abrange mais de uma centena de enfermidades que afetam os tecidos conjuntivos do organismo — uma estrutura encontrada em todos os órgãos e estruturas. Os alvos mais comuns das doenças reumatológicas fazem parte do sistema musculoesquelético, tais como ossos, articulações e músculos.
Quem é o Reumatologista?
O médico reumatologista é o profissional da área de saúde especializado em reumatologia, sendo responsável por diagnosticar e orientar o tratamento para diversas patologias que afetam os tecidos conjuntivos. Conforme foi explicado, as doenças reumatológicas mais comuns acometem o sistema musculoesquelético — que inclui as articulações, músculos, ossos, ligamentos, tendões e demais estruturas de sustentação do corpo.
Uma dúvida comum em relação ao reumatologista diz respeito a diferença entre o trabalho deste especialista e o realizado pelo ortopedista. Embora esses dois profissionais muitas vezes trabalhem de forma próxima e até complementar, cada um possui uma área de atuação bastante específica: enquanto a ortopedia se responsabiliza pelas doenças traumáticas e cirúrgicas, a reumatologia trata principalmente de condições crônicas.
Por conta dessa característica, os tratamentos reumatológicos comumente são mais prolongados. Muitas vezes, inclusive, não é possível falar em cura para a patologia e os processos terapêuticos são voltados principalmente para alívio dos sintomas apresentados e controle da evolução da doença. O profissional de reumatologia também atua na prevenção e tratamento de doenças do metabolismo ósseo, como osteoporose.
Quando procurar um reumatologista?
Um ponto comum da maioria das doenças tratadas pela reumatologia é a presença de dor como sintoma, além da possibilidade de haver limitações de movimento e desenvolvimento de deformidades quando o paciente não recebe o tratamento adequado. Por outro lado, muitas vezes as dores podem ser um indicativo da presença de outras patologias sistêmicas, exigindo assim a avaliação especializada de um profissional.
O reumatologista tem uma formação bastante completa e complexa, que abrange o entendimento de diversos sistemas do organismo humano e como eles se relacionam entre si. Embora as doenças ósseas sejam as mais lembradas quando o assunto é reumatologia, diversas patologias autoimunes e degenerativas também são diagnosticadas e cuidadas por esta especialidade.
Algumas doenças reumatológicas podem ser de difícil identificação, e uma avaliação especializada é recomendada nos casos em que o indivíduo apresenta os seguintes sinais:
- Fadiga;
- Mal-estar;
- Dores;
- Rigidez nas articulações;
- Perda de peso.
Quais são as doenças tratadas pelo reumatologista?
A maioria das pessoas associa as doenças reumatológicas ao processo de envelhecimento, mas as patologias tratadas por esta especialidade são muito mais complexas e não necessariamente acometem apenas idosos. Por mais que a reumatologia cuide das articulações, músculos, cartilagens e ossos, as enfermidades podem afetar também os órgãos internos.</p.
Muitas vezes, por trás de uma doença reumatológica existem diversos processos imunológicos que podem atacar órgãos como cérebro, rins e até coração. Como resultado, o paciente apresenta quadros de dor intensa, limitação de movimentos, deformação e até mesmo óbito. Grande parte dessas doenças é classificada apenas como “reumatismo”, um termo que abrange diversas enfermidades. As principais são:
Artrite reumatoide
A Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta as articulações, causando inchaços doloridos que podem evoluir para deformidades e erosão dos ossos.
Tendinite
Inflamação dos tendões (estruturas que unem os músculos aos ossos), geralmente associada ao uso repetitivo ou pela presença de doenças inflamatórias, ou degenerativas. Pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas é mais frequente em punhos, ombros, cotovelos e joelho.
Osteoporose
A Osteoporose consiste na perda de massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem mais frágeis e com risco aumentado de sofrer fraturas.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor crônica no corpo todo, causando também fadiga e alterações no humor, memória e sono.
Osteoartrose
Também chamada de osteoartrite, esta condição se caracteriza pelo desgaste progressivo da cartilagem muscular, levando a um quadro de dor e perda da qualidade de vida.
Lúpus
Lúpus é uma doença em que as células do sistema imunológico passam a atacar estruturas saudáveis do organismo, afetando órgãos internos, pele, articulações e até o sangue.
Como é feito o diagnóstico em reumatologia?
Para chegar a um diagnóstico preciso a respeito da doença que está afetando o paciente, o reumatologista faz uma análise criteriosa dos sintomas e sinais clínicos apresentados por ele. Com base nas informações coletadas e características identificadas, o especialista pode solicitar exames específicos e complementares ao diagnóstico, considerados fundamentais para a investigação do problema.
Os principais exames solicitados durante uma investigação em reumatologia são:
- Densitometria óssea;
- Radiografia;
- Ultrassonografia;
- Ressonância magnética;
- Fator reumatoide;
- Anti-CCP;
- FAN (fator anti-núcleo);
- Anti-DNA;
- Hemograma;
- Função renal;
- Análises de urina;
- Ácido úrico;
- Cálcio;
- Vitamina D.
Bom base nas informações apresentadas por estes exames, o reumatologista poderá fazer um diagnóstico preciso da doença e indicar as opções terapêuticas mais adequadas para o caso.
Reumatologia: como é o tratamento das doenças?
Uma vez que diz respeito a doenças crônicas, a maioria das opções terapêuticas para uma doença reumatológica tem o objetivo de promover qualidade de vida aos pacientes e impedir a progressão das doenças. O tratamento indicado pelo especialista vai depender diretamente dos sintomas apresentados, podendo incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores.
Outras opções terapêuticas possíveis incluem realização de fisioterapia, aplicação de medicamentos locais, suplementação alimentar e mudanças no estilo de vida. O tratamento é sempre individualizado e, na maioria dos casos, prolongado. No que diz respeito à prevenção, a reumatologia é capaz de minimizar os prejuízos associados à doença, impedindo que o paciente fique incapacitado de realizar suas atividades.
Em todos os casos, a avaliação e o acompanhamento de um profissional especializado são fundamentais para impedir a progressão da patologia e as consequências para o organismo e bem-estar do paciente. Para saber mais a respeito da reumatologia e tirar suas dúvidas a respeito das principais doenças reumatológicas, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes:
Sociedade Catarinense de Reumatologia;
Sociedade Brasileira de Reumatologia.