Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Artrite Psoriásica

8 min. de leitura

A artrite psoriásica associa os sintomas dolorosos da artrite com os sinais na pele trazidos pela psoríase

A artrite psoriásica é um gênero de artrite crônica que acomete as articulações de pessoas com psoríase. É importante notar que em até 30% dos casos, a artrite vem antes da psoríase. Também, eventualmente, a inflamação articular pode surgir em pessoas que têm parentes acometidos pela doença de pele, especialmente se de primeiro grau.

A psoríase, por sua vez, é uma doença crônica da pele que provoca lesões em placas (manchas sobrelevadas) vermelhas e que soltam bastante pele seca embranquecida.

Outro aspecto importante é o acometimento das unhas, comum na psoríase, em que essas podem ficar com diversos pontinhos afundados (chamados de depressão cupuliforme), soltar na parte da frente (onicólise), ou surgirem manchas cor de salmão, ou a destruição da unha, semelhante a uma infecção fúngica grave.

O que é artrite psoriásica?

A artrite psoriática (chamada na literatura médica, às vezes, de APso) é uma doença crônica que pode atingir as articulações de quem sofre de psoríase ou têm parentes de primeiro grau com essa condição.

A psoríase é uma condição que afeta a pele e causa placas avermelhadas, grandes ou pequenas, inchadas, que costumam descamar bastante e podem coçar e arder.

Cerca de 2 a 3% da população mundial tem psoríase. Já a artrite psoriática atinge perto de 30% das pessoas que sofrem de psoríase.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui.

Agende uma consulta

Quais são os tipos de Artrite Psoriásica?

A artrite psoriásica divide-se em 5 grandes tipos. Somados, tais gêneros de artrite compõem a quase totalidade das modalidades conhecidas de tal doença.

Vamos saber quais são cada um deles.

Artrite Psoriásica Oligoarticular

A artrite psoriásica do tipo oligoarticular se dá quando a inflamação atinge poucas articulações (cinco ou menos que isso). Pode afetar pequenas articulações (mãos e pés) ou grandes articulações (joelho e tornozelo).

Apesar de acometer menos articulações do que as outras formas, também pode acarretar quadros bastante intensos e necessitar de tratamento contínuo.

Artrite Psoriásica Poliarticular

Já a artrite psoriásica do tipo poliarticular corresponde à inflamação de muitas articulações simultaneamente. Ela se manifesta de forma semelhante à que se observa na artrite reumatoide. As articulações dos dedos, mãos e punhos são as mais afetadas, mas joelhos, cotovelos e ombros também comumente são atacados. Mais especificamente, qualquer articulação pode ser afetada, e os sintomas da condição podem ser leves, moderados ou graves.

Artrite Psoriásica Distal

Tal forma desta doença acomete as articulações das pontas dos dedos dos pés e das mãos. São as chamadas articulações distais. Essa forma de artrite, é fortemente relacionada ao acometimento das unhas da psoríase. Também pode acontecer a dactilite, que é a inflamação do dedo inteiro. Nesse caso, ele fica avermelhado e inchado por inteiro, recebendo o apelido de “dedo em salsicha”. Essa manifestação é mais comum na artrite psoriásica distal, embora possa acontecer em todas as outras formas.

Artrite Psoriásica com Envolvimento da coluna

Ocorre quando a inflamação atinge em especial as articulações da coluna vertebral. Esta manifestação da artrite psoriásica traz rigidez e dor à coluna vertebral podendo acometer qualquer segmento.

Muito semelhante à espondilite anquilosante, causa bastante dor pela manhã, com rigidez, e pode anquilosar a coluna (“calcificar as vértebras juntas”), levando a perda importante da mobilidade lombar, dorsal e do pescoço, e consequente piora da qualidade de vida.

Artrite Psoriásica Mutilante

Esta é a forma mais grave de artrite psoriásica, mas ainda bem que é a mais rara.

Ela provoca inflamação muito severa nas articulações, especialmente nas mãos e pés. Em muitos casos, a artrite psoriásica mutilante gera deformidades irreversíveis à pessoa (daí seu nome), e impede a movimentação normal, sem dor, daquelas juntas.

Nela acontecem os “dedos em telescópio”, quando os ossos ficam tão danificados que os dedos se encurtam, mas podem ser esticados ao serem puxados.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui.

Agende uma consulta

Quais são as causas da artrite psoriásica?

Até o momento, não foram de todo esclarecidas as causas da artrite psoriásica.

Porém, a medicina já concluiu que há um fator genético envolvido na doença. Pessoas com histórico familiar de psoríase, ou mesmo da própria artrite psoriática, guardam mais chances de desenvolver a doença.

Além disso, infecções, estresse excessivo e traumatismos impactantes podem desencadear a condição.

Como é feito o diagnóstico

A junção de dois males graves – a psoríase e a artrite – acabam por compor o quadro diagnóstico da artrite psoriásica.

Também pode ser feito o diagnóstico da artrite psoriásica através de dados clínicos sugestivos, por exemplo, alterações das articulações distais dos dedos, dactilite e alteração óssea muito sugestiva, principalmente em pessoas com familiares próximos acometidos de psoríase ou artrite psoriásica.

O diagnóstico é feito no consultório. O reumatologista irá avaliar o estado da pele, as unhas e as juntas do paciente. Determinados exames, tais como o raio-x, possibilitam analisar a existência de alguma mudança nas articulações, como inchaços. Estas mudanças são fortes indicativos de um quadro de artrite psoriásica.

Interessante frisar que não há exames laboratoriais ou de imagem definitivos para o diagnóstico, portanto a análise clínica minuciosa é muito importante.

Qual é o tratamento da artrite psoriásica?

Os tratamentos disponíveis para a artrite psoriásica, dentro do rol médico, são diversos e distintos entre si. Devido à alta complexidade da doença, costumam ser usados de forma combinada no combate à mesma.

Tratamento não medicamentoso

O universo de procedimentos não medicamentosos contra a artrite psoriásica pode ser assim resumido:

  • Alimentação saudável;
  • Atividade física regular;
  • Evitar traumas à pele
  • Fazer repouso parcial das articulações inflamadas, até elas melhorarem com o tratamento.

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) auxiliam a amenizar a dor e a diminuir a inflamação nas articulações, e podem ser usados em curtos períodos, poucas vezes por ano, para quem não tem contraindicações.

Em algumas poucas situações, sob avaliação médica detalhada, eles podem vir a ser utilizados de forma contínua para o tratamento da artrite psoriásica.

Algumas pessoas podem ter piora das lesões de pele ao usar anti-inflamatórios, por isso é preciso cautela com essas medicações.

Além disso, ter artrite psoriásica é um fator de risco para doenças cardiovasculares (principalmente infarto e AVC), e os anti-inflamatórios aumentam esse risco. Portanto, dependendo das características do paciente, essa classe de medicamentos é contraindicada.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui.

Agende uma consulta

Drogas Modificadoras de Doença (DMARDS)

Os medicamentos modificadores do curso da doença podem ser de dois tipos:

Medicamentos modificadores do curso da doença sintéticos (MMCDs) – são remédios de aplicação via oral, . Estes fármacos agem em diversas enzimas das células imunológicas e diminuem o ataque do sistema imune aos tecidos da pessoa, diminuindo a inflamação tanto das juntas quanto da pele. Por isso, eles diminuem os sintomas e retardam a progressão da doença, garantindo a qualidade de vida no longo prazo.

Medicamentos modificadores do curso da doença sintéticos alvo específico (MMCDsae) – também remédios via oral, mais recentes, que bloqueiam uma única substância do sistema imune que tem várias funções. Também controlam a inflamação e a doença, impedindo a instalação de sequelas, além de controlar a dor.

Biológicos

Os medicamentos modificadores do curso da doença biológicos (MMCDbio) são cópias de anticorpos, produzidos em organismos vivos (geralmente bactérias) que têm como alvo algumas proteínas específicas do sistema imune. São remédios injetáveis, alguns intravenosos e alguns subcutâneos. Ao bloquear essas enzimas, diminuem a imunidade, e controlam a doença, e param a progressão dela. Já são remédios bem conhecidos, usados desde cerca de 1998, tendo revolucionado o tratamento das doenças reumatológicas, possibilitando a muitas pessoas terem vidas normais.

Corticoides

Os corticoides auxiliam no combate à dor e ao inchaço nas articulações. Devem ser usados muito raramente, somente sob orientação médica, pois têm muitos efeitos colaterais de longo prazo. Em quem tem psoríase, podem causar efeito rebote grave após a suspensão.

Cirurgia

Apenas em casos mais avançados, em que houve muito tempo de inflamação mal controlada, ou doença muito agressiva e refratária ao tratamento, é indicada a cirurgia para a artrite psoriásica. As modalidades cirúrgicas incluem um procedimento de artroplastia de algumas articulações (colocação de prótese), cirurgias de alinhamento, ou correção articular, entre outras.

Reumatologista para o tratamento da artrite psoriásica

O dr. Marcelo Pavan, importante reumatologista que possui consultório próprio na cidade de São Paulo, é um excelente nome a ser consultado com relação a esta doença.

Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan e tire suas dúvidas sobre este e outros assuntos.

Veja mais sobre a artrite psoriásica em nosso canal do Youtube

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reumatologia;

Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde;

Pfizer Brasil.

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA