Dores ósseas em qualquer parte do corpo podem ser um indicativo desta doença
A doença de Paget do osso, também chamada de doença óssea de Paget ou osteíte deformante, é uma condição que interfere no processo normal de reciclagem do corpo, no qual o novo tecido ósseo substitui gradualmente o tecido ósseo antigo. Isso, com o tempo, pode fazer com que os ossos se tornem frágeis e disformes. A pelve, o crânio, e a coluna são mais comumente afetados.
Para saber mais sobre a doença de Paget do osso, continue a leitura deste texto.
Entre em contato para saber mais sobre as doenças reumatológicas.
O que é a doença de Paget do osso?
A doença de Paget do osso, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio ósseo crônico que afeta o processo de remodelação dos ossos. No osso saudável, esse processo remove pedaços antigos de osso e os substitui por um novo. A doença de Paget do osso faz com que esse processo se desequilibre, resultando em ossos mais frágeis e deformados.
A doença de Paget do osso pode afetar qualquer osso do esqueleto — no entanto, é mais comum na coluna, na pelve, nas pernas e no crânio. Pode estar presente em apenas um osso ou em vários, e afetar todo o osso ou apenas parte dele.
A causa da doença de Paget do osso é desconhecida, mas acredita-se que a combinação de fatores ambientais e genéticos contribuam para o seu aparecimento.
O que se sabe é que o risco de desenvolver a doença de Paget do osso aumenta com a idade (pessoas acima de 50 anos têm maior probabilidade de ter a doença) e quando há membros da família que têm a condição. A doença também ocorre com mais frequência em certas regiões, como América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Europa, em pessoas de ascendência anglo-saxônica. Em geral, os homens são mais afetados do que as mulheres.
Sintomas da doença óssea de Paget
A maioria dos pacientes com doença óssea de Paget não apresenta sintomas. Porém, quando a doença manifesta algum sinal, este está relacionado geralmente à presença de dor óssea.
A doença de Paget do osso faz com que o corpo gere um novo osso mais rápido do que o normal. Essa rápida remodelação produz um osso mais fraco do que o ideal, e geralmente de tamanho aumentado, o que pode levar a dores ósseas, deformidades e fraturas.
Os sintomas dependem da parte do corpo afetada, sendo os mais comuns:
- Pelve: a doença de Paget do osso na pelve pode causar dor no quadril e aumentar o risco de fraturas dessa região;
- Crânio: um crescimento excessivo de osso no crânio pode causar perda auditiva ou dores de cabeça;
- Coluna: se a coluna vertebral for afetada pela doença óssea de Paget, as raízes nervosas podem ficar comprimidas, causando dor, formigamento e dormência no braço ou na perna. Também há risco de fratura espontânea de vértebras;
- Perna: ossos aumentados e disformes nas pernas podem levar a um aumento de sobrecarga nas articulações, gerando um quadro de osteoartrite no joelho ou quadril.
Quando buscar um reumatologista especializado?
O reumatologista especializado no tratamento da doença de Paget do osso deve ser consultado nas seguintes situações:
- Dor nos ossos e articulações;
- Formigamento e fraqueza em uma extremidade;
- Deformidades ósseas;
- Perda auditiva inexplicável, especialmente se for apenas de um lado.
Agende uma consulta caso apresente dor óssea.
Diagnóstico da doença de Paget do osso
O diagnóstico da doença de Paget do osso é feito inicialmente por um exame físico no qual o médico avalia as áreas do corpo que estão causando dor. Ele também pode solicitar exames de sangue — pessoas que têm doença óssea de Paget geralmente têm níveis elevados de fosfatase alcalina no sangue — e de imagem.
O exame de raio-x pode mostrar áreas em que há degradação óssea, aumento do osso e deformidades que são características da doença, como arqueamento dos ossos longos.
Já o exame de cintilografia óssea pode ajudar a determinar quais ossos são afetados.
Para confirmação diagnóstica ou para descartar outras condições, o médico pode solicitar uma biópsia.
Tratamento da doença óssea de Paget
O tratamento da doença de Paget do osso é indicado, geralmente, apenas quando o paciente apresenta sintomas. No entanto, se a doença estiver ativa, o que é visto quando há elevado nível de fosfatase alcalina no sangue, ou se estiver afetando regiões do corpo que podem trazer riscos, como crânio ou coluna, o médico pode recomendar tratamento para evitar complicações, mesmo que a pessoa não tenha sintomas.
Nessas situações, podem ser indicados medicamentos para osteoporose (bisfosfonatos), que são administrados por via intravenosa ou oral. Quando a pessoa é intolerante a essa medicação, o médico pode prescrever calcitonina, um hormônio natural envolvido na regulação do cálcio e do metabolismo ósseo.
Há ainda casos que podem receber indicação cirúrgica, principalmente quando é necessário realinhar os ossos deformados, reduzir a pressão sobre os nervos ou substituir articulações danificadas por artrite grave.
Dr. Marcelo Pavan: reumatologista em São Paulo
A doença de Paget do osso é uma condição crônica que exige tratamento e acompanhamento médico ao longo de toda a vida. Em São Paulo, o Dr. Marcelo Pavan, reumatologista experiente no tratamento dessa condição, possui consultório localizado em região de fácil acesso, na zona sul da cidade, equipado com modernas tecnologias para auxiliar o diagnóstico e tratamento da doença óssea de Paget.
Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: