Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Febre reumática

Doença inflamatória acomete mais os jovens, mas raramente pode também se desenvolver em adultos

A febre reumática é uma doença que afeta com mais frequência crianças e jovens entre 5 e 15 anos, podendo causar danos cardíacos de longa duração, incluindo problemas nas válvulas cardíacas e insuficiência cardíaca. Saiba mais sobre essa condição com a leitura deste texto.

O que é febre reumática?

A febre reumática é uma doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos, mas crianças mais novas e adultos também podem desenvolver a doença.

Quais são as causas dessa condição?

Acredita-se que a febre reumática seja uma resposta imunológica a uma infecção anterior, como de garganta (amigdalite, faringite ou escarlatina) ou pele  — causada pela bactéria estreptococo do grupo A — a qual não tenha sido tratada adequadamente.

As pessoas não podem pegar febre reumática de outra pessoa porque é uma resposta imunológica, e não uma infecção. No entanto, pessoas com uma infecção por estreptococos do grupo A podem transmitir a bactéria para outras pessoas.

Sintomas da febre reumática

Os sintomas da febre reumática geralmente começam cerca de duas a quatro semanas após uma infecção na garganta. A pessoa pode apresentar:

  • Febre;
  • Dor ou inchaço nas articulações — na maioria das vezes joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos;
  • Sensação de calor ou maior sensibilidade nas articulações;
  • Dor no peito;
  • Fadiga;
  • Pequenos nódulos indolores sob a pele;
  • Erupção cutânea plana ou ligeiramente elevada, indolor.

Algumas pessoas com febre reumática podem ainda desenvolver uma condição chamada coreia de Sydenham, que inclui sintomas como movimentos bruscos e incontroláveis do corpo, na maioria das vezes nas mãos, pés e rosto, e alterações de humor.

Diagnóstico da febre reumática

O diagnóstico da febre reumática inicialmente é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente. Na suspeita da doença, o médico pode solicitar outros exames, como:

Exame ASLO

A ASLO (dosagem da antiestreptolisina O) é um anticorpo que o organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Esse exame apenas indica se a criança teve infecção pela bactéria estreptococo.

Critérios modificados de Jones

Muitas vezes, os médicos utilizam os critérios de Jones para diagnosticar febre reumática. Por meio desses critérios, a criança ou jovem deve apresentar dois critérios maiores, ou um critério maior e dois menores das listas abaixo. Além disso, deve haver evidência laboratorial de infecção prévia por estreptococos do grupo A.

Os principais critérios incluem:

  • Artrite de várias articulações;
  • Inflamação do coração (cardite);
  • Nódulos sob a pele;
  • Movimentos rápidos e bruscos (coreia);
  • Erupção cutânea.

Os critérios menores incluem:

  • Febre;
  • Níveis elevados de velocidade de hemossedimentação, também chamada de VHS, ou proteína C reativa (PCR);
  • Dor nas articulações (artralgia);
  • Alterações eletrocardiográficas;
  • História de febre reumática prévia ou cardiopatia reumática.

Testes para GAS

Trata-se de um exame de cultura, feito por meio de uma haste flexível de algodão inserida na garganta do paciente, que avalia a presença de estreptococos do grupo A.

ECG

O eletrocardiograma é indicado para avaliar o funcionamento do coração, já que se trata de um dos órgãos que podem ser afetados pela febre reumática. Esse exame pode ajudar a diagnosticar batimentos cardíacos irregulares, que podem ser uma consequência de um inchaço no órgão. 

Ecocardiografia com Doppler

Esse exame avalia o coração em movimento, mostrando toda a estrutura do órgão e como o sangue flui através deste. Este é o exame mais importante na avaliação, pois permitirá diagnosticar se está havendo o comprometimento mais grave da doença, que é o ataque às válvulas cardíacas.

Níveis de velocidade de hemossedimentação e Proteína C-Reativa (PCR)

Trata-se de um exame de sangue que avalia, por meio desses dois indicadores, a presença ou não de inflamação no corpo.

Tratamento da febre reumática

O tratamento da febre reumática visa o controle da inflamação e a redução dos sintomas. Sendo assim, são indicados medicamentos para reduzir a febre, a dor e a inflamação geral, como anti-inflamatórios e analgésicos.

Além disso, todos os pacientes com febre reumática devem receber injeção de penicilina, antibiótico que trata infecções por estreptococos do grupo A. Essa injeção deve ser aplicada regularmente por período variável dependendo da extensão do acometimento da doença.

Pessoas que desenvolvem doença cardíaca reumática (danos cardíacos a longo prazo) com sintomas de insuficiência cardíaca podem precisar de medicamentos para tratar essa condição.

Quanto tempo dura o tratamento?

Se durante o surto de febre reumática a criança não apresentou comprometimento do coração, o tratamento com penicilina deverá ser realizado até os 21 anos ou por no mínimo cinco anos, no caso dos adolescentes. Quando há comprometimento do coração, o tratamento deverá ser feito até os 25 anos ou por toda a vida, dependendo da gravidade do quadro.

O que fazer nos casos de alergia à penicilina?

A alergia à penicilina é um fator muito raro, podendo ocorrer em 1,5% a 3% das crianças e jovens. Portanto, segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o tratamento com penicilina deve ser realizado. Nos raros casos de alergia, o tratamento é feito com antibióticos alternativos (azitromicina principalmente).

É possível prevenir essa doença?

A maneira mais eficiente de prevenir a febre reumática é tratando imediatamente infecções estreptocócicas ou escarlatina. Também é importante usar os antibióticos prescritos conforme indicados.

Dr. Marcelo Pavan: reumatologista para o tratamento da febre reumática

O Dr. Marcelo Pavan é um reumatologista experiente e conceituado no tratamento de diversas doenças que afetam as articulações e outros tecidos do corpo, como a febre reumática.

Para saber mais sobre essa e outras doenças, agende sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Cleveland Clinic

Biblioteca Virtual em Saúde

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA