Médico formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, mesma instituição em que fez suas residências em Clínica Médica e em Reumatologia, o Dr. Marcelo Pavan é um profissional com grande experiência na área e formação técnica elevada. O reumatologista oferece tratamento individualizado e humanizado para seus pacientes, sempre acolhendo suas necessidades e conversando de igual para igual com o indivíduo.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e com clínica localizada na Zona Sul de São Paulo, o Dr. Marcelo Pavan foi preceptor e orientador dos residentes da disciplina de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina, chefe de plantão do Pronto-Socorro do Hospital São Paulo e atualmente é orientador da reumatologia dos residentes de clínica médica do Hospital Israelita Albert Einstein, no ambulatório de especialidades. Seu trabalho como reumatologista abrange diagnóstico, atendimento e orientação para as principais doenças reumatológicas, sempre visando o melhor para seu paciente e promovendo qualidade de vida aos indivíduos.
Entenda quem é o médico reumatologista
O reumatologista é o profissional de saúde que se responsabiliza pelo tratamento, controle e alívio dos sintomas de doenças que afetam os tecidos conjuntivos — que incluem articulações, ossos, músculos, ligamentos e tendões. Essas patologias são popularmente chamadas de reumatismo, um termo genérico que envolve centenas de doenças inflamatórias, degenerativas, autoimunes, metabólicas e genéticas.
A atuação da reumatologia é, muitas vezes, confundida com a da ortopedia, já que ambas as especialidades trabalham de maneira próxima e até mesmo complementar. É importante entender, entretanto, que cada uma dessas áreas possui sua particularidade: o ortopedista se responsabiliza principalmente pelos problemas traumáticos (como torções, luxações, lesões e fraturas), enquanto o reumatologista trata de manifestações crônicas.
Os tratamentos reumatológicos geralmente são prolongados, muitas vezes se estendendo para toda a vida do paciente. Isso porque a maioria das doenças reumatológicas não tem cura, e as metodologias terapêuticas são voltadas principalmente para o alívio dos sintomas apresentados e promoção do bem-estar do indivíduo, impedindo que as enfermidades progridam e se tornem incapacitantes.
Como é o trabalho do Dr. Marcelo Pavan?
O Dr. Marcelo preocupa-se em entender seu paciente como um todo, sem focar apenas nos problemas reumatológicos identificados. O intuito é sempre promover a qualidade de vida de maneira individualizada, controlando e cuidando de todos os outros problemas que podem influenciar no tratamento ou no bem-estar do paciente.
Nesse sentido, é importante entender que a maioria das doenças tratadas pelo reumatologista é complexa e, embora o sistema musculoesquelético seja o mais prejudicado, pode afetar diversos outros órgãos e sistemas. Por trás dos sintomas de uma enfermidade reumatológica pode haver diversas alterações imunológicas capazes de atacar cérebro, pele, rins e até mesmo coração — demandando um tratamento do organismo como um todo.
O conhecimento do reumatologista, portanto, precisa ser abrangente e completo. Uma vez que possui também uma aprofundada vivência no ensino, o Dr. Pavan faz questão de tentar fazer com que seus pacientes aprendam a respeito de sua condição de saúde. Dessa forma, o profissional não apenas trata a doença, mas ensina o indivíduo a lidar com seu próprio corpo e as alterações que ele apresenta.
Principais condições de saúde tratadas por esse profissional
Um ponto em comum da maioria das doenças reumatológicas é a presença de dor como sintoma, podendo evoluir para o desenvolvimento de deformidades e limitações de movimento conforme o problema progride. Conheça as principais doenças tratadas pelo reumatologista e entenda como elas afetam o organismo:
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica autoimune que acomete as articulações do paciente, causando inchaço, rigidez e dores que podem se tornar incapacitantes. Com o tempo, a inflamação pode até mesmo levar ao desenvolvimento de deformidades e destruição da junta, ou articulação, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para realizar atividades do cotidiano.
Lúpus
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico começam a atacar as células saudáveis do corpo. Com isso, diversos órgãos e sistemas do organismo sofrem com inflamações e outras alterações associadas ao ataque imunológico. Trata-se de uma condição que não tem cura, e demanda acompanhamento médico constante para que se mantenha controlada.
Artrite psoriásica
É um tipo de artrite crônica semelhante à atrite reumatoide e à espondilite anquilosante, algumas vezes mais agressiva que ambas, que afeta pessoas com psoríase, uma doença de pele que se caracteriza pelo aparecimento de lesões avermelhadas e escamosas.
Espondilite Anquilosante
Inflamação que atinge os tecidos conjuntivos, a espondilite anquilosante é uma doença autoimune inflamatória crônica que afeta principalmente a coluna — causando dores nas costas e redução da flexibilidade. Tem o potencial de causar destruição das (juntas ou articulações), se não tratada adequadamente.
Vasculites
As Vasculites caracterizam-se pela inflamação dos vasos sanguíneos, causando alterações no fluxo de sangue e danos às células de praticamente qualquer órgão ou sistema do corpo, principalmente rins, pulmões e cérebro, ou formação de gangrena nos membros.
Osteoporose
A Osteoporose é uma doença em que há diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem mais frágeis e quebradiços. Esta é uma doença silenciosa, sem sintomas aparentes, que geralmente é diagnosticada apenas quando há uma fratura ou em consultas de rotina.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome crônica que se manifesta por meio de dores constantes e que afetam o corpo todo do paciente, sendo acompanhada por fadiga, alterações no sono e no humor.
Tendinite
Mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelhos, a tendinite é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos tendões — levando o paciente a sentir dor e inchaço na região.
Bursite
A bursite é a inflamação das bursas, pequenas bolsas que se localizam entre os ossos, tendões e músculos. O problema é mais frequente em articulações que realizam movimentos repetitivos constantes, fazendo com que o indivíduo sofra com dores, inchaço e rigidez. O tratamento inclui repouso e uso de analgésicos.
Tratamentos oferecidos
As metodologias terapêuticas utilizadas pelo reumatologista podem variar bastante conforme a necessidade de cada paciente, devendo sempre ser individualizadas. Em geral, o tratamento tem o objetivo de promover a qualidade de vida do paciente, controlar os sintomas e impedir a progressão da doença, podendo incluir o uso de medicamentos específicos, realização de fisioterapia, suplementação alimentar e mudanças no estilo de vida.
A avaliação e o acompanhamento do profissional são essenciais para garantir a saúde e qualidade de vida do indivíduo, independentemente da doença reumatológica que o acometa. Entre em contato para conhecer melhor o trabalho do reumatologista Dr. Marcelo Pavan e entender quais são as principais doenças tratadas e opções terapêuticas disponíveis.