O lúpus é uma doença crônica que precisa de acompanhamento especializado para garantir a qualidade de vida e o bem-estar do paciente
O lúpus é uma doença crônica autoimune em que o sistema imunológico passa a atacar as células saudáveis do organismo, causando diversas alterações nas articulações e nos órgãos do indivíduo. Esta é uma doença que não tem cura e demanda acompanhamento médico para se manter sob controle e evitar complicações. Por isso, é recomendado que o paciente procure por um reumatologista, profissional que se dedica ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças que acometem o sistema locomotor.
É preciso destacar que não existe uma subespecialização médica que forme um reumatologista especialista em lúpus, e todos os profissionais da reumatologia estão aptos a tratar esta condição.
Saiba mais sobre o lúpus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), este é um problema que pode estar associado a sintomas muito variados e que acometem os pacientes de maneira individualizada, em diferentes intensidades, conforme a fase em que a doença se encontra. O tratamento recomendado pelo reumatologista especialista em lúpus visa sempre aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir complicações graves.
O lúpus pode acometer pessoas de qualquer idade, raça ou sexo, e a causa da doença não é totalmente conhecida — embora existam indícios de que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuam para o seu desenvolvimento. A enfermidade pode afetar qualquer órgão ou parte do corpo por meio de inflamações e outras alterações associadas ao funcionamento dos glóbulos brancos.
É muito comum que o paciente com lúpus apresente sintomas de cansaço e fadiga, além de dor nas articulações, febre baixa, perda de apetite e emagrecimento. O diagnóstico é feito por um reumatologista especialista em lúpus, que avalia os sintomas característicos da doença e solicita exames para auxiliar na identificação do problema e determinar a atividade da doença.
Quando procurar um reumatologista especialista em lúpus?
Embora seja uma doença crônica que não tem cura, o lúpus pode ser controlado a partir de um acompanhamento médico especializado e tratamento adequado. O reumatologista é o profissional mais adequado para indicar as metodologias terapêuticas mais pertinentes para cada paciente, de acordo com os sintomas apresentados, os órgãos afetados e o grau de atividade da doença.
O tratamento recomendado pelo reumatologista especialista em lúpus é sempre individualizado e visa aliviar os sintomas e retardar a evolução da doença. Uma vez que o lúpus não tem cura, o intuito é sempre promover qualidade de vida e conforto ao paciente. As principais metodologias terapêuticas incluem:
- Uso de medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, corticoides ou antimaláricos;
- Passar protetor solar diariamente;
- Manter hábitos de vida saudáveis e equilibrados.
Dr. Marcelo Pavan: reumatologista especialista em lúpus
Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, onde também fez suas residências em Clínica Médica e Reumatologia, o Dr. Marcelo Pavan é um reumatologista que, entre outras coisas, se dedica ao tratamento do lúpus. O profissional possui ampla experiência e conhecimento técnico em sua área, e seu trabalho inclui diagnóstico, atendimento e acompanhamento das principais doenças reumatológicas, sempre visando qualidade de vida a seus pacientes.
Com clínica localizada na Zona Sul de São Paulo, o Dr. Marcelo Pavan é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e se responsabiliza pelo tratamento, controle e alívio dos sintomas de lúpus, bem como de outras doenças que afetam os tecidos conjuntivos do corpo humano.
Um dos grandes diferenciais do reumatologista especialista em lúpus é que o Dr. Pavan se dedica a tratar o paciente como um todo, sem focar apenas na doença. Dessa forma, é possível controlar problemas que podem influenciar o tratamento da enfermidade. Para saber mais a respeito do tratamento de lúpus, entre em contato e agende uma consulta!
Quero agendar minha primeira consulta!
Fontes: