Saiba como diagnosticar esta doença que acomete, principalmente, pessoas com doenças inflamatórias intestinais
A artrite enteropática é um tipo de artrite (processo inflamatório que acomete uma ou mais articulações) relacionada, na maioria das vezes, às doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Geralmente, esta artrite acomete mais as articulações dos membros inferiores e a coluna.
A doença costuma se manifestar com mais frequência em pessoas com idade entre 20 e 40 anos, de ambos os sexos.
Entre em contato agora mesmo com o Dr. Marcelo Pavan
Qual o médico que trata a artrite enteropática
O diagnóstico da artrite enteropática, assim como o seu tratamento, deve ser feito pelo médico reumatologista.
Como é feito o diagnóstico da artrite enteropática
Não existe um teste específico para confirmar o diagnóstico da artrite enteropática. A doença deve ser diagnosticada por meio de:
- Discussão dos sintomas;
- Exame físico;
- Revisão da história pessoal de saúde e história médica familiar.
A partir dessas informações, o médico poderá solicitar alguns exames que contribuirão para o diagnóstico da artrite enteropática. Dentre eles, podem ser pedidos:
Exames de sangue: devido à inflamação causada pela doença, o paciente pode apresentar aumento no número de leucócitos e da proteína C-reativa (PCR) e na velocidade de hemossedimentação (VHS), o que pode ser identificado no exame de sangue. Por ele ainda é possível determinar a presença do marcador genético HLA-B27, que está presente em cerca de metade dos pacientes com artrite enteropática.
Exames de imagem: pode ser realizado um raio-x da coluna, que mostra se há inflamação nas articulações sacro-ilíacas. Porém, nos quadros mais iniciais da doença, este exame pode apresentar resultado normal. A ressonância magnética também contribui para o diagnóstico da artrite enteropática, pois com este exame é possível observar a presença de inflamação na coluna e nas articulações sacro-ilíacas. Mesmo quando a doença está em fase inicial, este exame já pode apresentar alterações.
Colonoscopia: este exame é solicitado para diagnóstico da artrite enteropática, pois ele ajuda a identificar a presença de doença inflamatória intestinal.
Como é feito o tratamento
Depois que é feito o diagnóstico da artrite enteropática, inicia-se o tratamento. A doença ainda não pode ser curada, assim, o tratamento visa aliviar os sintomas no trato digestivo e nas articulações, e também evitar mais danos às articulações.
As estratégias de tratamento da artrite enteropática incluem:
Medicamentos: são prescritos analgésicos para diminuir a dor nas articulações; podem ser usados corticoides, e as chamadas drogas modificadoras do curso da doença (DMARDs), que podem alterar o sistema imunológico e retardar a progressão da doença; e os medicamentos biológicos.
Fisioterapia: previne danos articulares e melhora a funcionalidade do paciente.
Cirurgia para correção de articulações danificadas: indicada em casos graves.
Mudanças no estilo de vida: ter uma alimentação mais saudável, assim como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, contribui para o melhor controle dos sintomas causados pela artrite enteropática.
Entre em contato agora mesmo com o Dr. Marcelo Pavan
Como dito antes, o diagnóstico da artrite enteropática, assim como o seu tratamento e acompanhamento médico, deve ser feito pelo reumatologista, associado a um gastroenterologista, devido ao comprometimento do sistema gastrointestinal.
O Dr. Marcelo Pavan é médico reumatologista com vasta experiência no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem as articulações. Em seu consultório, ele preza por oferecer um atendimento humanizado e personalizado para promover a qualidade de vida e o bem-estar aos seus pacientes.
Agende já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan
Fontes: