Saiba quais são os principais sinais dessa doença de causas ainda desconhecidas
A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma as dores nos músculos e nas articulações de todo o corpo (dor generalizada). Mas, além disso, outros sinais podem surgir em quem tem essa doença cujas causas não são totalmente conhecidas. Alguns estudos sugerem que a doença pode ser desencadeada por estresse ou mudanças bruscas que ocorrem durante a vida. Além disso, pessoas que têm pai ou mãe com fibromialgia estão em maior risco de desenvolver a doença.
Não há cura para a fibromialgia, e ela pode afetar pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum em indivíduos acima dos 40 anos; mulheres também são mais propensas a desenvolver a doença. Mas a condição pode ser tratada para que o paciente tenha uma ótima qualidade de vida e possa desenvolver suas atividades normalmente.
No texto a seguir, saiba quais são os outros sintomas da fibromialgia, como lidar com a doença e qual médico procurar.
Entre em contato para tratar os sintomas da fibromialgia
Principais sintomas da fibromialgia
Conforme dito anteriormente, um dos principais sintomas da fibromialgia são as dores intensas no corpo todo por um longo período. A dor é frequentemente sentida nos braços, pernas, cabeça, tórax, abdômen, costas e nádegas. As pessoas costumam descrevê-la como uma queimação ou dor latejante. Mas, além disso, o indivíduo pode apresentar:
- Fadiga;
- Depressão, estresse e ansiedade;
- Dor na face e na mandíbula;
- Sensibilidade ao toque;
- Rigidez no corpo;
- Dores de cabeça e enxaqueca;
- Mudanças no hábito intestinal (os principais sintomas da fibromialgia no sistema gastrointestinal são diarreia e constipação);
- Dificuldades de concentração e de memória;
- Sensibilidade à luz, ruído, odores e temperatura (frio ou quente);
- Insônia e distúrbios do sono também são sintomas da fibromialgia muito comuns na maioria dos pacientes;
- Formigamento nas mãos e nos pés.
Esses sintomas da fibromialgia costumam ir e vir em períodos chamados surtos.
Como lidar com os sintomas da fibromialgia?
O tratamento da doença inclui uma série de medidas e visa manter os sintomas da fibromialgia controlados. Entre as medidas que o médico pode recomendar estão:
- Evitar carregar pesos;
- Buscar atendimento psicoterápico para controle dos sintomas da fibromialgia que afetam a saúde mental;
- Manter uma boa qualidade do sono;
- Praticar atividades de relaxamento e gerenciamento do estresse, como meditação, ioga e massagem;
- Praticar atividades físicas, como alongamento ou musculação;
- Ter acompanhamento fisioterápico para manter a funcionalidade;
- Fazer uso das medicações prescritas pelo médico para controlar os sintomas da fibromialgia. Entre elas, o médico pode recomendar: analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos tricíclicos, inibidores de recaptação de noradrenalina e serotonina, anticonvulsivantes e relaxantes musculares.
Entre em contato para tratar os sintomas da fibromialgia
Qual profissional procurar para o tratamento?
Aos primeiros sinais e sintomas da fibromialgia, é preciso buscar ajuda especializada, pois muitas vezes pode haver atraso no diagnóstico. O profissional que diagnostica, trata e fornece informações confiáveis sobre como lidar com a doença é o reumatologista.
O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), possui grande experiência na área e formação técnica elevada. Em seu consultório, ele oferece tratamento individualizado e humanizado para seus pacientes, sempre acolhendo suas necessidades.
É importante seguir o tratamento proposto pelo especialista, pois os sintomas são controláveis, porém o tratamento necessita de ajustes frequentes para surtir efeito, principalmente no início do quadro.
Para saber mais sobre os sintomas da fibromialgia, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Entre em contato para tratar os sintomas da fibromialgia
Fontes:
Sociedade Brasileira de Reumatologia