A doença exige tratamento multidisciplinar para manter os sintomas controlados
A fibromialgia é uma doença que tem como principal sintoma dores em todo o corpo, principalmente nos tendões e nas articulações. É comum que o paciente tenha uma sensibilidade aumentada ao toque e à compressão da musculatura, como ocorre durante o exame médico ou em um simples abraço. Em geral, a dor começa localizada e vai, depois de um tempo, se espalhando por todo o corpo.
Além disso, os pacientes também podem apresentar outros sinais, como cansaço, sono não reparador, distúrbios intestinais, depressão, ansiedade e alterações de memória.
Saiba mais sobre a doença e o tratamento da fibromialgia lendo o texto a seguir.
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Causas da fibromialgia
A fibromialgia não tem uma causa conhecida, mas sabe-se que as pessoas que têm a doença são mais sensíveis à dor quando comparadas com indivíduos sem fibromialgia.
A doença também surge com mais frequência depois que a pessoa vivenciou um evento grave, como uma infecção mais séria ou passou por um trauma físico ou psicológico.
As mulheres são mais afetadas pela fibromialgia, representando cerca de 90% dos casos da doença.
Como é o tratamento da fibromialgia
A fibromialgia é uma doença complexa, que afeta tanto o aspecto físico quanto emocional do paciente. Dessa maneira, o tratamento da fibromialgia deve ser multidisciplinar, incluindo:
Medicamentos
Para o tratamento da fibromialgia, o paciente pode precisar fazer uso de diversas medicações, como:
- Analgésicos e anti-inflamatórios para controle das dores;
- Antidepressivos tricíclicos, inibidores de recaptação de noradrenalina e serotonina e anticonvulsivantes para controle da ansiedade e depressão e melhora do sono;
- Relaxantes musculares.
Atividade física
A prática regular de atividades físicas sob supervisão de um profissional especializado é um dos pilares do tratamento da fibromialgia. Isso porque os exercícios contribuem para o controle da dor. As modalidades de atividades físicas mais recomendadas pelos especialistas em fibromialgia são os exercícios aeróbicos (caminhar, pedalar, correr e nadar) e hidroterapia, mas qualquer exercício que seja agradável para o paciente tem o potencial de melhorar muito os sintomas da doença.
Acompanhamento psicológico
O acompanhamento com um especialista em saúde mental é parte importante do tratamento da fibromialgia, pois a doença impacta negativamente a saúde mental do indivíduo, sendo muito comum a coexistência de ansiedade e depressão. O acompanhamento psicológico ajuda o indivíduo a compreender melhor sua condição para assim lidar melhor com ela, e a entender a importância do tratamento.
Fisioterapia
A fisioterapia pode contribuir para o tratamento da fibromialgia por meio de massagens dirigidas, exercícios de alongamento, de correção postural e de fortalecimento muscular.
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Dicas para pacientes acometidos por fibromialgia
Conviver com a doença pode ser desafiador. Mesmo o paciente fazendo o tratamento da fibromialgia conforme determinação médica, existem alguns cuidados que podem ser adotados no dia a dia para evitar o agravamento do quadro.
A seguir, listamos alguns deles:
- Use apenas medicamentos prescritos pelo seu médico;
- Evite praticar atividades físicas extenuantes, que ultrapassem ou mesmo cheguem perto do seu limite;
- Caso você tenha problemas para dormir, pratique a chamada higiene do sono (não ter televisão no quarto, não usar celular, tablet ou computador 2 horas antes da hora de dormir, evitar atividades que causem agitação após as 20h — como resolver problemas de trabalho ou domiciliares —, não tomar café ou chá preto após as 16h, não fazer atividades físicas após as 16, não fazer alimentação pesada 2 horas antes da hora de dormir e não consumir bebidas alcoólicas);
- Procure, ao se deitar ou se sentar, por posições confortáveis;
- Evite carregar peso;
- Sempre que sofrer um machucado ou começar a sofrer alguma dor diferente, procure ajuda médica o mais rápido possível;
- Busque ajuda psicológica e uma rede de suporte.
Qual profissional procurar para tratar a fibromialgia
Aos primeiros sinais indicativos de que você possa estar com fibromialgia, é aconselhável procurar ajuda especializada para um diagnóstico e tratamento assertivos.
O profissional capacitado para oferecer o melhor cuidado e tratamento da fibromialgia é o reumatologista. Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan, profissional que possui ampla experiência e conhecimento técnico em sua área. O especialista diagnostica, trata e faz acompanhamento das principais doenças reumatológicas, sempre visando a qualidade de vida de seus pacientes.
Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Fontes: