A bursite é uma inflamação que acomete as bursas, pequenas bolsas que funcionam como um tipo de “amortecedor” entre ossos, tendões e músculos
A bursite é uma inflamação da bursa, uma estrutura que envolve as articulações. Geralmente, é uma condição temporária que pode limitar o movimento, mas que não causa, na maioria dos casos, deformidade.
No texto a seguir, destacamos as causas, os sintomas e os tratamentos da bursite.
Dr. Marcelo Pavan, reumatologista especialista em bursite.
O que é bursite?
Bursite é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa com líquido dentro que envolve as articulações. Sua função é reduzir o atrito entre os tecidos musculares, ossos e tendões. Existem mais de 150 bursas no corpo, e a bursite pode afetar qualquer uma delas, embora seja mais comum em ombros, cotovelos, quadris, calcanhar, base do tendão do pé e joelhos.
Bursite é uma forma de artrite?
A bursite não é uma forma de artrite. No entanto, pessoas com artrite têm maior risco de desenvolvê-la.
A bursite geralmente é um problema de curto prazo que é causado pelo uso excessivo ou pelo estresse demasiado em uma bursa ao redor de uma das articulações. Ela não causa danos duradouros.
Já a artrose acontece quando ocorre o desgaste de uma cartilagem que protege a articulação. A artrose é geralmente uma condição de longo prazo que precisa ser tratada durante toda a vida, na maioria das vezes somente com exercícios.
Quais são as causas da bursite?
As causas mais comuns de bursite são movimentos repetitivos ou posições que pressionam as bursas ao redor de uma articulação, como apoiar-se nos cotovelos por longos períodos, levantar algo acima da cabeça repetidamente ou manter-se ajoelhado com frequência.
Além disso, a bursite também está associada a outros problemas, como infecções, lesão ou trauma na área afetada, artrite, gota, tendinite, diabetes e doenças da tireoide.
A bursite apresenta sintomas?
Em geral, os sintomas mais presentes em um quadro de bursite são:
- Dor ou rigidez nas articulações;
- Sensibilidade no local afetado;
- Sensação de calor ou frio no local afetado;
- Movimento limitado;
Quando a bursite se torna crônica, pode envolver ataques repetidos de dor, inchaço e sensibilidade que, ao longo do tempo, podem levar à deterioração dos músculos e a uma amplitude de movimento limitada na articulação afetada.
Quando procurar um médico especialista?
O reumatologista, médico especialista no diagnóstico e tratamento da bursite, deve ser consultado quando:
- O paciente apresenta dor ou dificuldade para se mover;
- A dor não melhora ou mesmo chega a piorar depois dos tratamentos conservadores;
- Surge uma protuberância ou caroço na articulação afetada;
- Há vermelhidão ou inchaço na articulação afetada;
- O paciente tem febre, calafrios ou suores noturnos.
Na presença de sintomas, consulte um médico.
Como é realizado o diagnóstico de bursite?
Um exame físico e o histórico de saúde do paciente podem revelar uma suspeita de bursite. Porém, alguns exames específicos podem ser necessários para ajudar a confirmar o quadro. Entre eles, destacam-se os exames laboratoriais, como os de sangue, para procurar alguma infecção no organismo, ou punção do líquido contido na bursa inflamada para identificar a causa da inflamação.
Exames de imagem também podem ser realizados. As imagens de radiografias não estabelecem um diagnóstico preciso, mas auxiliam o médico a excluir outras doenças. Já os exames de ultrassom ou ressonância magnética podem ser indicados quando a bursite não puder ser facilmente diagnosticada apenas por um exame físico, pois eles mostram com clareza se a bursa se encontra inflamada.
Tratamento da bursite
A bursite, na maioria dos casos, se resolve sem a necessidade de tratamento. Em geral, medidas conservadoras, como repouso, compressas de gelo e analgésicos, podem aliviar o desconforto. Se as medidas conservadoras não funcionarem, o médico pode recomendar:
- Medicamento: se a inflamação na bursa é causada por uma infecção, o médico pode prescrever antibiótico e geralmente é necessária cirurgia de urgência;
- Fisioterapia: ajuda a fortalecer os músculos da área afetada para aliviar a dor e prevenir a recorrência da bursite.
- Injeções periarticulares: um corticosteroide é injetado na bursa para aliviar a dor e a inflamação. Este tratamento geralmente traz alívio imediato;
- Acessórios de apoio: o uso temporário de uma bengala ou outro acessório, como uma tala, ajuda a aliviar a pressão sobre a área afetada;
- Cirurgia: em casos raros de bursite, é necessário drenar o líquido que está causando a inflamação. Raramente é necessária a remoção da bursa.
Dr. Marcelo Pavan: reumatologista em São Paulo
O médico capacitado para tratar a bursite é o reumatologista. Dr. Marcelo Pavan é especialista nesta área e atende em sua clínica localizada na zona sul de São Paulo. Com um trabalho que abrange diagnóstico, atendimento e orientação para as principais doenças da área, o profissional oferece tratamento individualizado e humanizado para seus pacientes, acolhendo suas necessidades e ensinando o indivíduo a lidar com sua condição.
Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.
Fontes: