As dores articulares podem ter diversas causas e características, devendo ser sempre investigadas por um especialista
O corpo humano está repleto de articulações, que são estruturas que unem dois ou mais ossos e, em alguns casos, possibilitam movimentação entre eles. Existe uma série de situações e doenças, de gravidade variável, que afetam as articulações e fazem com que o indivíduo sinta dores.
Embora algumas causas de dores nas articulações sejam de fácil resolução, outras demandam atenção específica, seja por sua complexidade ou pelo risco de agravamento. Conhecer as causas de dores nas articulações é também importante porque cada fator desencadeante demanda atenção específica do profissional de saúde, desde a especialidade médica até a determinação dos tratamentos. Entenda mais a seguir.
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Quais podem ser as causas de dores nas articulações?
Diversos fatores podem estar entre as causas de dores nas articulações, como traumas e desgastes ósseos causados por doenças e lesões. Doenças como as artropatias inflamatórias (artrite reumatoide, espondilite anquilosante e artrite psoriásica, por exemplo) também podem estar entre as causas de dores nas articulações.
Traumas
Eventos traumáticos são as mais frequentes causas de dores nas articulações. Pancadas, entorses, distensões, luxações e subluxações e lesões por sobrecarga podem gerar inflamação nas estruturas articulares, o que leva à dor e, dependendo do caso, a limitações nos movimentos.
Nesses casos, as dores articulares podem surgir por consequência do trauma em si — como a dor causada pela distensão ou pela entorse —, ou pelo fato de que, com o passar do tempo, a lesão na região pode levar a inflamações ou desgastes na articulação.
Bursite, tendinite e entesite
Esses tipos de inflamações também são causas de dores nas articulações. Podem ser causados tanto por traumas, enfraquecimento muscular ou mesmo por consequências de outras doenças, como a artrite reumatoide.
A bursite é a inflamação da bursa, uma bolsa cheia de líquido presente nas articulações. Já a tendinite se caracteriza pela inflamação de um ou mais tendões. Ambas estão mais relacionadas às ditas causas “mecânicas” de dor, enquanto a entesite é o nome da inflamação que afeta o local onde os tendões e ligamentos se conectam aos ossos. Esse tipo de inflamação é uma das causas de dores nas articulações mais relacionados com doenças reumáticas inflamatórias.
Artrite reumatoide
Uma das causas de dores nas articulações mais importantes é a artrite reumatoide. Isso porque, apesar de não ser a mais comum, é uma doença que requer muita atenção e início de tratamento o quanto antes, principalmente pelo fato de ser uma enfermidade com risco de deformidades e sequelas graves.
A doença é inflamatória autoimune e pode afetar diversas articulações. Acomete homens e mulheres (um pouco mais mulheres) em qualquer idade, mas principalmente entre 30 e 50 anos de idade. Além de ter dor articular, que pode ser contínua ou, em alguns casos, ter períodos de piora e melhora, a pessoa costuma ter dificuldades para movimentar as articulações afetadas, especialmente pela manhã.
Caso a artrite reumatoide não seja tratada a tempo, a inflamação crônica pode levar a complicações como deformidades das articulações e perda da capacidade de realizar atividades diárias e de ter independência.
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Espondilite anquilosante
A espondilite anquilosante é um tipo de artropatia inflamatória e é uma importante causa de dores nas articulações. A doença afeta principalmente as articulações da coluna e as ênteses, mas também outras partes do corpo, mais comumente as grandes articulações, como quadris, joelhos e ombros. As dores costumam ser persistentes e associadas à rigidez matinal, e, se não investigadas corretamente, levam muito tempo para serem diagnosticadas, acarretando alto risco de sequelas.
A espondilite pode cursar com a chamada “coluna em bambu”, em que ocorre a fusão entre os corpos vertebrais e o paciente corre o risco de perder toda a mobilidade da coluna. Graças aos tratamentos modernos, isso ocorre em menos de 5% dos pacientes hoje em dia.
Artrite psoriásica
A artrite psoriásica é um tipo de artrite que atinge pessoas com psoríase, uma doença caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas e escamosas na pele. Parentes de quem tem psoríase também podem ser acometidos por essa forma de artrite. As pessoas com artrite psoriásica sentem, além dos sintomas cutâneos, vários tipos diferentes de dores articulares. A artrite psoriásica pode apresentar sintomas semelhantes tanto aos da artrite reumatoide quanto aos da espondilite anquilosante, sendo assim uma causa de dores nas articulações bastante importante.
Assim como as duas anteriores, também pode levar a sequelas permanentes se não tratada adequadamente.
Gota
A gota é uma doença inflamatória que ocorre quando as taxas de ácido úrico no sangue estão acima dos níveis normais, o que pode levar ao depósito de cristais da substância em alguns tecidos, como os das articulações. A maioria das pessoas com a doença são homens com mais de 30 anos e as articulações mais afetadas são as dos membros inferiores. A doença se caracteriza por causar crises de dores nas articulações. Especialmente as primeiras crises, têm a característica de ser súbitas, muito intensas, com vermelhidão e calor pronunciados, e em uma única articulação, raramente duas ou três.
Além de ser uma das causas de dores nas articulações, a gota pode causar também tofos, que são nódulos de acúmulo de cristais de ácido úrico sob a pele, indicando que a doença está evoluindo e cronificando. Esses tofos também localizam-se profundamente, causando destruição articular e sequelas irreversíveis, que são facilmente evitáveis com o tratamento adequado.
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Como evitar as dores nas articulações
Nem todas as causas de dores nas articulações podem ser evitadas. No entanto, é possível, em alguns casos, tomar alguns cuidados relacionados aos hábitos de vida para evitar esse desconforto. Nesse sentido, podemos adotar algumas atitudes, como:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Manter uma dieta equilibrada;
- Tomar cuidado com atividades de impacto;
- Fazer acompanhamento periódico de saúde, principalmente à medida que a idade avança.
É importante lembrar que a automedicação não é recomendada, especialmente nos casos de dores persistentes e acompanhadas de outros sintomas — como inchaço e vermelhidão. O uso de medicamentos sem avaliação médica pode mascarar os sintomas e sinais e dificultar bastante a definição do diagnóstico pelo médico. O acompanhamento médico é fundamental, uma vez que muitas causas de dores nas articulações, se não tratadas adequadamente, podem levar a complicações graves.
Qual profissional procurar para tratar dores nas articulações?
Como mencionado anteriormente, é importante procurar apoio médico para estabelecer o mais rapidamente possível um tratamento que foque não apenas no alívio dos sintomas dolorosos, mas na melhora ou controle das suas causas.
O especialista a ser procurado depende da causa da dor na articulação. O médico ortopedista, por exemplo, pode ser procurado em casos de dores agudas causadas por entorse, trauma ou alterações mecânicas, que possam ter sido causadas por sobrecarga.
No entanto, em outros casos, é preciso estar atento à forma como a dor se manifesta e aos sintomas que podem estar associados. Dores persistentes, que não melhoram, ou melhoram após uso de medicação e voltam posteriormente, por exemplo, podem indicar doenças inflamatórias que precisam ser investigadas por um médico reumatologista, especialista que se responsabiliza por avaliar e cuidar de dores relacionadas a processos inflamatórios crônicos ou quadros degenerativos do sistema musculoesquelético e tecido conjuntivo.
Outro sinal de problemas reumatológicos é a dor persistente que ocorre predominantemente pela manhã e se altera de acordo com a atividade realizada — como quando a pessoa está em repouso ou em movimento.
O Dr. Marcelo Pavan é médico reumatologista formado e especializado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, além de Membro Titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Seu trabalho é focado principalmente em promover qualidade de vida, bem-estar e cuidado personalizado.
Entre em contato agora mesmo com o Dr. Marcelo Pavan e agende uma consulta
Cuide da sua saúde: Entre em contato com o Dr. Marcelo Pavan
Fontes: