Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Lombalgia: quando procurar um médico especialista?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 15/07/2024

Dor na região lombar pode ser causada por diversos fatores. Conheça alguns deles.

Cerca de quatro em cada cinco pessoas têm lombalgia (dor lombar) em algum momento de suas vidas. Na maioria das vezes, a dor melhora dentro de algumas semanas de maneira espontânea. No entanto, para muitos, a dor pode durar vários meses.

Saiba mais sobre lombalgia lendo o texto abaixo.

Se a lombalgia é um incômodo, agende uma consulta.

Agende uma consulta

O que é lombalgia?

Lombalgia é um termo médico utilizado para descrever a dor na região lombar, localizada na parte de baixo das costas, próximo à bacia. Não se trata de uma doença em si, mas sim de um sintoma de várias condições.

Quais são as causas da lombalgia?

A lombalgia, na maioria das vezes, é causada por:

  • Esforços repetitivos;
  • Excesso de peso;
  • Traumas na região da coluna lombar;
  • Condicionamento físico inadequado (músculos fracos nas costas e no abdômen podem causar lombalgia);
  • Erros de postura;
  • Posição não ergonômica no trabalho;
  • Atividades que exigem trabalho pesado ou flexão;
  • Doenças inflamatórias, infecções e tumores;
  • Execução inadequada de exercícios físicos;
  • Fatores genéticos;
  • Hérnia de disco.

Tipos de lombalgia

A lombalgia é classificada em dois tipos: aguda ou crônica.

Lombalgia aguda

A lombalgia é chamada de aguda quando a dor ocorre por um curto período, normalmente desaparecendo sozinha. Quase sempre está relacionada a um esforço físico, como um mau jeito ou levantamento de objetos pesados, sendo mais comum em pessoas mais jovens.

Lombalgia crônica

A lombalgia crônica é caracterizada por uma dor que se manifesta por três meses ou mais. Essa condição tem risco de persistir e impactar as atividades do dia a dia e até mesmo causar sofrimento emocional. Embora a maioria dos casos não tenha relação com alguma doença grave, ela exige maior atenção e investigação pela possibilidade de ter doenças crônicas ou mais complexas como causa.

Tenho lombalgia: o que pode ser?

A lombalgia pode ter relação com algumas doenças reumáticas. Entre elas, destacam-se:

  • Osteoartrite: em alguns casos, a osteoartrite na coluna vertebral pode provocar dor por si só, pela alteração mecânica das articulações e sobrecarga de outras estruturas. Ela também pode levar a um estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal, uma condição chamada estenose de canal vertebral, que causa dor lombar geralmente irradiada para as duas pernas, na região posterior, e que piora ao andar ou ao se levantar e tende a melhorar ao sentar-se e curvar-se para a frente;
  • Osteoporose: a osteoporose é completamente indolor. Porém, ela predispõe as vértebras a fraturas, o que pode causar dor na região lombar;
  • Espondilite anquilosante: o grupo de doenças conhecido como espondiloartrites axiais costumam inflamar as estruturas da coluna, principalmente da articulação sacroilíaca, causando lombalgia — que geralmente é pior pela manhã. Quando não tratadas, podem levar a “fusão” (chamada de anquilose) das vértebras e dificultar a movimentação, piorando a dor;
  • Fibromialgia: caracteriza-se por dor muscular generalizada e crônica (dura mais do que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação;
  • Artrite psoriática, que também é do grupo das espondiloartrites: pessoas com psoríase ou com familiar de primeiro grau com psoríase podem desenvolver essa doença reumatológica que causa diversos tipos de acometimento articular. Um desses tipos é semelhante ao da espondilite anquilosante, podendo causar lombalgia.

Quer saber mais sobre doenças reumatológicas? Agende uma consulta.

Agende uma consulta

Quando devo buscar um médico especialista?

Quando a lombalgia não se resolve de maneira espontânea, ou seja, a dor persiste por algumas semanas. Além disso, o médico deve ser procurado quando há algum sintoma a mais além da dor — como choques, queimação, formigamentos, anestesia ou perda de força de alguma parte dos membros inferiores, alteração importante do hábito intestinal ou urinário e perda de peso. Caso o indivíduo já tenha alguma doença prévia, como um tumor, osteoporose ou doenças que precisam de uso frequente de corticosteroides, um especialista em reumatologia também deve ser consultado.

Alguns sinais comuns que podem indicar a necessidade de procurar por esse médico são:

  • Perda de força em alguma parte de algum membro inferior;
  • Irradiação da dor para os membros inferiores;
  • Piora da dor pela manhã, principalmente se houver rigidez;
  • Dor que acorda a pessoa à noite;
  • Presença de doenças prévias como as citadas acima.

Caso a lombalgia tenha surgido após uma lesão ou pela realização de movimentos repetitivos, o especialista a ser consultado é um ortopedista.

Dr. Marcelo Pavan: reumatologista em São Paulo

O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista e possui amplo conhecimento e experiência no diagnóstico e tratamento de doenças reumatológicas — muitas das quais, como visto, podem levar a um quadro de lombalgia.

Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Biblioteca Virtual em Saúde

Cleveland Clinic

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA