Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Sintomas do fenômeno de Raynaud

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 18/10/2023

A identificação adequada dos sintomas do fenômeno de Raynaud é fundamental para garantir o correto diagnóstico e controle da doença

O chamado fenômeno de Raynaud é uma alteração que afeta a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, fazendo com que determinadas áreas fiquem frias, mudem de coloração e possam apresentar formigamento em certas circunstâncias. A alteração se manifesta principalmente nos dedos das mãos e pés, sendo normalmente desencadeada por baixas temperaturas ou estresse.

Por se tratar de um importante indicativo de diversas doenças reumatológicas ou autoimunes, algumas delas potencialmente sérias, é importante ficar atento aos sintomas do fenômeno de Raynaud para que a condição seja corretamente diagnosticada, investigada e controlada. Entenda mais detalhes a respeito dessa alteração!

CUIDE DA SUA SAÚDE: ENTRE EM CONTATO

Agende uma consulta

Quais são os sintomas do fenômeno de Raynaud?

Entre os principais sintomas estão:

  • Alteração de cor nas extremidades do corpo, especialmente dedos das mãos e pés — que primeiro ficam pálidos, passando para arroxeado e depois tornando-se avermelhados;
  • Formigamento nas extremidades;
  • Dor nos locais afetados;
  • Desenvolvimento de pequenas feridas na pele da região afetada.

A manifestação dos sintomas do fenômeno de Raynaud geralmente dura alguns minutos, e o aquecimento da extremidade afetada geralmente faz com que haja uma melhora. Nos casos em que a manifestação é secundária, os sintomas podem ser mais graves e causarem úlceras nas pontas dos dedos, podendo até mesmo levar à perda do membro em casos raros.

Como prevenir o fenômeno de Raynaud?

Uma vez que a causa exata desta condição não é conhecida, a maneira mais eficiente de prevenir os sintomas do fenômeno de Raynaud envolve evitar os fatores desencadeadores. Nesse sentido, é recomendado que o indivíduo:

  • Evite se expor ao frio;
  • Adote medidas para aquecer as mãos e pés, tais como usar roupas adequadas no frio e usar luvas para pegar objetos gelados;
  • É muito importante aquecer bem o tronco também, com agasalhos e calças bem quentes
  • Tome muito cuidado com a saúde de sua pele, usando cremes hidratantes para prevenir ressecamentos e desenvolvimento de feridas;
  • Não fumar;
  • Na medida do possível, evitar situações de estresse;

CUIDE DA SUA SAÚDE: ENTRE EM CONTATO

Agende uma consulta

Diagnóstico e tratamento

Uma análise detalhada dos sintomas do fenômeno de Raynaud é a base principal do diagnóstico desta condição. Além disso, o médico deve solicitar exames específicos para confirmar a presença da doença. A investigação é fundamental para determinar se a condição é primária ou secundária, identificando se existe alguma doença autoimune associada.

Nos casos em que o fenômeno é primário, geralmente não há necessidade de tratamento. Entretanto, quando os sintomas do fenômeno de Raynaud são secundários, é importante tratar o agente causador da condição. Os principais cuidados que envolvem o tratamento são os mesmos listados acima como medidas de prevenção.

No caso de pacientes que apresentam crises mais agudas e recorrentes, em que os sintomas do fenômeno de Raynaud prejudicam sua saúde e qualidade de vida, pode ser necessário administrar medicamentos. É fundamental que o uso desses fármacos seja indicado e acompanhado por um especialista.

Reumatologista para o fenômeno de Raynaud

Indivíduos que apresentam sintomas do fenômeno de Raynaud devem se consultar com um reumatologista para se certificar que esta alteração não está associada a nenhuma doença reumatológica. Este especialista deverá conduzir uma investigação criteriosa, tratando as condições nos casos em que elas são secundárias.

Os principais exames solicitados pelo reumatologista na investigação do fenômeno de Raynaud são análises de sangue, especialmente alguns autoanticorpos, e capilaroscopia periungueal (que avalia os pequenos vasos sanguíneos próximos às unhas). Em geral, a maioria dos portadores do fenômeno de Raynaud convive bem com a condição pelo restante de suas vidas, com os sintomas controlados.

Agenda já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Dr. Marcelo Pavan;

Sociedade Brasileira de Reumatologia;

Manual MSD.

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA