Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Existe tratamento para a osteoporose?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 16/10/2023

Existem opções que podem ajudar na manutenção da saúde óssea, evitando a ocorrência de fraturas

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, o que, com o tempo, leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os frágeis e, com isso, aumentando o risco de fraturas, sendo essas mais comuns nos quadris, punhos e coluna.

Por não apresentar sintomas, muitas vezes a osteoporose só é diagnosticada quando uma queda ou impacto súbito faz com que um osso se quebre. Ou seja, uma tosse ou espirro pode causar uma costela quebrada ou o colapso parcial de um dos ossos da coluna.

A doença pode se desenvolver em homens e mulheres, porém, é mais comum em mulheres, principalmente após a menopausa, devido às alterações hormonais.

ENTRE EM CONTATO COM O DR. MARCELO PAVAN E AGENDE JÁ SUA CONSULTA!

Agende uma consulta

Como é o tratamento para a osteoporose

A decisão pela escolha do melhor tratamento para a osteoporose leva em consideração o risco de fratura do paciente, sua idade e fraturas prévias. O tratamento para a osteoporose se baseia em três pilares: mudanças no hábito de vida, uso de medicamentos e tratamento de reposição hormonal.

Mudanças nos hábitos de vida

Mudanças nos hábitos de vida são uma parte importante do tratamento para a osteoporose. Ter uma alimentação balanceada, manter o peso adequado, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente contribui para manter os ossos saudáveis.

O mais importante são exercícios de fortalecimento muscular. Eles aumentam a massa óssea e ajudam no equilíbrio.

A prevenção de quedas também é importante. Cerca de 90% das fraturas são resultado de uma queda. Assim, muitas vezes é preciso fazer alterações no ambiente doméstico, como instalar corrimões e retirar tapetes, para evitá-las.

Medicamentos

O tratamento para a osteoporose geralmente é feito com a prescrição dos chamados bisfosfonatos. Outras opções de medicamentos para tratamento para a osteoporose incluem os moduladores seletivos do receptor de estrogênio, que têm um efeito semelhante ao do hormônio estrogênio sobre o osso, o denosumabe, a teriparatida e o romosozumabe.

O uso de medicamentos para o tratamento para a osteoporose ajuda a manter a densidade óssea e reduzir o risco de fraturas.

Além dos medicamentos, o médico também pode recomendar o uso de suplementos de cálcio e vitamina D. O cálcio é o principal mineral encontrado nos ossos, e a vitamina D contribui para ajudar o organismo a melhor absorvê-lo.

Terapia de reposição hormonal

Nesta opção de tratamento para a osteoporose, é feita a reposição do hormônio estrogênio. Como existe a possibilidade de a terapia de reposição com estrogênio aumentar os riscos de câncer de mama e de coágulos sanguíneos, que podem causar derrames, ela é indicada como tratamento para a osteoporose somente em alguns casos, após avaliação médica.

Prevenção da osteoporose

É possível prevenir a osteoporose adotando-se algumas medidas no dia a dia para manter os ossos saudáveis. Elas podem incluir:

  • Praticar atividades físicas regularmente ajuda a fortalecer os ossos, principalmente os exercícios de maior impacto, como corrida. Além dos exercícios aeróbicos, deve-se também incluir na rotina atividades que contribuam para o fortalecimento muscular;
  • Ter uma alimentação saudável, incluindo alimentos ricos em cálcio, como frutas secas, vegetais de folhas verde escuro, leite e queijo, e vitamina D, como salmão, sardinha e gemas de ovos;
  • Fazer suplementação de cálcio e vitamina D, caso o seu médico ou nutricionista recomende;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Qual profissional procurar

O reumatologista é o especialista que diagnostica, trata e acompanha o paciente com osteoporose para que ele mantenha sua funcionalidade e a saúde óssea. O Dr. Marcelo Pavan é reumatologista, especialista em osteoporose. O profissional é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e dedica-se a promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus pacientes.

Agenda já sua consulta com o Dr. Marcelo Pavan.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Manual MSD

Cleveland Clinic

Mayo Clinic

Sofre com dores
nas articulações?

Doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação em várias articulações, podem atingir desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Agende sua consulta
com o Dr. Marcelo Pavan

AGENDAR UMA CONSULTA